Esteticistas buscam apoio da Câmara para regulamentação da profissão

Redação PH

Redação PH

29 diretórios estaduais ainda não prestaram contas ao tre; prazo termina terça-feira

Esteticistas buscam apoio da Câmara para regulamentação da profissão

A pedido do vereador João Motatáxi (PSL) um grupo de esteticistas esteve na Câmara de Rondonópolis para pedir apoio dos vereadores quanto à regularização da profissão. Elas explicaram que um projeto já foi aprovado pelos Deputados Federais e que aguarda a aprovação dos senadores. Para que entre em pauta no Senado, precisa da votação popular, com adesão de 50 mil votos. Até o momento o projeto conta apenas com 15 mil adeptos.

A profissão tem mais de 60 anos e até o momento não foi regulamentada, não obrigando que a profissional tenha qualificação para exercê-la. “Precisamos de apoio do Estado e Município para que a profissão seja regulamentada. Há cerca de 100 a 150 profissionais formadas na cidade e não temos respaldo, não há lei, sindicato ou associação. A pesquisa que foi proposta pelo Senado precisa ser acessada e votada, para que o projeto entre em pauta. Contamos com isso”, desabafou a esteticista Maísa Gomes.

O vereador Juary Miranda (SD) explicou que mesmo as atividades que são regulamentadas com o passar dos anos, carregam os profissionais que atuavam antes da legalização e que não são qualificados. “Não é possível a criação de uma lei municipal sem antes haver a criação de uma lei federal. Por isso, precisamos mobilizar a população para ganhar adeptos e, assim, chamar a atenção para a situação”.

A criação de uma associação foi a sugestão apresentada pelo vereador Adonias Fernandes (PMDB). “Esse movimento vai mostrar para a sociedade que a classe existe e merece o reconhecimento. Sugiro, colegas vereadores, que criemos o Dia da Esteticista e que estas se unam ao município em eventos realizados pela administração pública, a fim de atender a sociedade e mostrar o seu valor”, disse.

A profissional Elvira dos Santos Neves disse que a idéia do vereador Adonias é válida e interessante. “Podemos aproveitar a oportunidade para convidar as pessoas a votarem na pesquisa feita pelo Senado e, com isso, garantir um número maior de assinaturas. Com o apoio dos senhores teremos êxito, tenho certeza”, concluiu.

EM TEMPO

Quem também participou da Ordem do Dia foi o organizador de eventos Ronaldo Dias. Ele junto à Miss Rondonópolis,Marjorie Santos Lourenço, pediram o apoio dos vereadores quanto ao agendamento de uma reunião com o prefeito para pedirem apoio para o concurso que elege a Miss Mato Grosso. “O Mister foi para o Estadual, venceu, mas por conta da inadimplência pode perder o título. A mesma preocupação com relação a Miss está tomando conta de todos. Fui até o secretário de Cultura do município e ele disse que pode ajudar, mas precisa da autorização do prefeito. Não sei mais o que fazer”, disse Dias.

Os vereadores ficaram de agendar uma reunião com o prefeito Zé Carlos do Pátio para que a situação chegue a ele e uma providência seja tomada. “Não sei se é porque sou negra, mas me parece que a coisa está mais difícil que de costume. Já pensei até em passar a coroa adiante”, desabafou Marjorie Lourenço.

+ Acessados

Veja Também