Escolas de MT poderão ter programa de acompanhamento para alunos com transtornos de déficit de atenção

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Deputado cobra regularização de alvarás de segurança em museus
HELDER ALVES BORGES FARIA

Escolas de MT poderão ter programa de acompanhamento para alunos com transtornos de déficit de atenção

Compartilhe:

O deputado José Domingos Fraga (PSD) apresentou Projeto de Lei 270/2018 que propõe a criação do programa de acompanhamento para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou com o Transtorno do Déficit de Atenção sem Hiperatividade (TDA).

A proposta, em tramitação desde a última terça-feira (11), define que o acompanhamento compreenda a identificação precoce, encaminhamento para diagnostico, apoio educacional da rede de ensino e terapia especializada na rede publica de saúde.

Outra norma adotada pela proposta é de as escolas da rede pública, com apoio da família e dos serviços de saúde existentes, garantirem o cuidado e a proteção ao aluno portador de TDAH ou TDA, visando desenvolvimento pleno em todos os aspectos durante a vida escolar.

Em sua justificativa, o parlamentar explica que o TDAH é uma doença neuropsiquiátrica que atinge de 3% a 6% das crianças em idade escolar.

“As crianças são desatentas, não conseguem se concentrar e agem de maneira extremamente impulsiva. Também perdem suas coisas com bastante freqüência”, explica o Zé Domingos.

O deputado justifica ainda que a identificação do TDAH, apesar da existência do transtorno desde o nascimento, aparece mais facilmente na idade escolar.

Segundo Zé Domingos, “é o período da vida da criança que exige mais concentração e disciplina. Inúmeros meninos e meninas têm o problema e terminam, especialmente por influência de seus familiares, não se tratando”.

Deixe um comentário

Veja Também