Escola Prof.ª Maria Aparecida de Oliveira realiza projeto literário

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Foto: Wheverton Barros/Gcom

Escola Prof.ª Maria Aparecida de Oliveira realiza projeto literário

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“Ler faz a gente crescer com mente aberta’. Esse é o título do projeto literário desenvolvido ao longo deste ano para despertar o gosto pela leitura e curiosidades dos alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica Prof.ª Maria Aparecida de Oliveira, no Residencial Dona Neuma. Nesta quinta-feira (1), aconteceu a culminância do projeto com a apresentação para comunidade escolar dos projetos trabalhados e vivenciados em sala de aula pelos professores com os estudantes

De acordo com a diretora da unidade, professora Fabiana Kitada, a ideia de realizar o projeto literário surgiu ao perceber as dificuldades dos alunos com a leitura, bem como o acesso a livros. “Então, desenvolvermos este projeto literário durante todo este ano com o objetivo de estimular o gosto dos nossos alunos pela leitura e, com isso, torná-los leitores ávidos por descobrir novos conhecimentos, bem como melhorar a oralidade e a socialização, através da interação entre as turmas e das leituras desenvolvidas em sala de aula”, explicou a diretora.

O projeto trabalhou leituras de livros de diversos autores distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e foi conduzido pela coordenadora da unidade, Leidiane Machado Pessoa.

A diretora avalia que o objetivo do projeto foi alcançado, tendo em vista a dedicação dos alunos às leituras solicitadas e na produção dos trabalhos solicitados pelos professores, que resultaram no ápice do projeto na escola nesta quinta-feira. “O nosso sentimento é de que o projeto cumpriu bem o seu papel ao constatar na culminância o entusiasmo dos alunos e alegria dos pais que vieram até a escola ver o resultado da produção dos trabalhos dos seus filhos a partir das leituras realizadas ao longo de todo o ano letivo”, comemorou a diretora.

Ela acrescentou que cada professor explorou com os alunos, a partir das leituras, os trabalhos apresentados. Os alunos do 5º, por exemplo, fizeram a releitura em maquetes.

A partir da leitura do livro “Fazer para mudar”, os alunos Lucas Gabriel Vasconcelos e Daivison Augustim exploram em suas maquetes a questão ambiental. Lucas tratou da questão do reflorestamento. “Gostei muito do livro e das pesquisas para fazer este trabalho e busquei mostrar nele a necessidade de mantermos as florestas, pois senão a vida vai acabar”, sentenciou ele, ao lado de sua maquete. Já Deivison preferiu retratar os impactos nocivos causados pela poluição de rios. “Precisamos cuidar dos nossos rios. O lixo e o esgoto matam os peixes, que são vida e alimento para gente”, comentou.

Colegas dos dois, os alunos Igor Patrick, João Klever, Paulo Pietro e Vinicius trabalharam os contrastes entre as belezas e os contrastes sociais do Rio de Janeiro. Na maquete deles, um dos símbolos da cidade maravilhosa, o Cristo Redentor, além do mar e os barracos das favelas foram retratados.

Enquanto apresentava o seu trabalho para sua mãe Auxiliadora Vieira, Igor disse que gostou muito de fazer o trabalho e conhecer mais sobre a cidade do Rio de Janeiro, que ele vê na Tv. “Foi muito legal conhecer mais sobre o Rio”, disse ele. “Muito interessante este trabalho realizado pela escola. Estimulou a curiosidade dele para buscar mais informações sobre o que estava lendo e foi atrás”, disse a mãe toda orgulhosa do trabalho que seu filho ajudou a produzir.

Mãe do colega de Igor, Glauciane Gonçalves destacou também a importância do projeto para estimular os alunos a buscar novos conhecimentos. Conforme ela, chamou muito a atenção do seu filho João os contrastes do Rio de Janeiro, tanta beleza convivendo lado a lado com a pobreza e as moradias precárias. “Ele veio perguntar o que era favela, fomos pesquisar e descobrimos que são as favelas e que hoje são chamadas lá de comunidades”, comentou.

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