Escola inaugurada em Rondonópolis é referência em esporte e cultura

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

O Governo de Mato Grosso inaugurou, na manhã desta terça-feira (08.08), a EE Edith Pereira Barbosa, no município de Rondonópolis (218 km ao sul de Cuiabá). A unidade, que é a 16ª inaugurada somente em 2017, já é referência em esportes, lazer e cultura na comunidade local.

Orçada em R$ 5,3 milhões, a EE Edith tem uma capacidade para atender mais de 1,6 mil alunos e já se encontra completamente climatizada.

Conforme o governador Pedro Taques, a educação é uma das principais prioridades no Governo, daí a importância de um programa como o Pró-Escolas, que investe em estrutura e também na valorização dos profissionais.

"Não há escola que possa ser de boa qualidade, melhor possível, sem que tenhamos os profissionais da educação. Eles são os mais importantes de todo este processo”, destacou.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, todos os investimentos do Pró-Escolas foram planejados para culminar no aumento do nível de aprendizagem nas salas de aula de Mato Grosso.

“Os nossos alunos são a nossa principal prioridade e por isso merecem o que há de melhor em infraestrutura e ensino", afirmou.

De acordo com ele, outra escola deve ser inaugurada em breve em Rondonópolis e oito reformas estão em andamento no município, além da previsão de construção de quatro novas unidades.

“Devemos inaugurar a EE Estela Maris daqui a alguns dias, além da nova sede do Cefapro, obras construídas pelo Governo Pedro Taques em doisanos e sete meses de gestão; além disso, temos muita obras pela frente. O governador já determinou a instalação de uma escola Tiradentes, no modelo de gestão militar, que é um anseio da comunidade”, informou Marrafon, lembrando que a Seduc deve retomar a obra da EE Maria Teresa, que irá abrigar a escola Tiradentes.

“Temos trabalhado muito para que a Educação aconteça de verdade, com ensino de qualidade”, observou o secretário.

O prefeito José Carlos do Pátio elogiou os investimentos em Educação realizados pela Seduc, por meio do Pró-Escolas, e anunciou que a Prefeitura irá ceder os terrenos para a construção das novas escolas.

O diretor da unidade, José Ênio Alves, ressaltou que a construção da escola é muito mais do que um sonho.

"Ninguém aqui imaginava que teríamos uma escola com esta estrutura. Hoje, podemos afirmar que temos uma das melhores escolas da cidade”, mencionou Alves, destacando que a escola atende diretamente mais de 5 mil famílias do bairro Residencial Sítio Farias e outros bairros da região.

“Além disso, temos uma parceria com a prefeitura para que eles também utilizem 5 salas de aula para o 4º e 5º ano, tudo para atender melhor as crianças do bairro", explicou Alves.

Referência

Com 18 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, refeitório e laboratórios, a EE Edith Pereira Alves já se tornou uma referência para a região com o desenvolvimento de diversos projetos.

"Capoeira, basquete, escoteirismo, coral e meio ambiente são apenas alguns dos projetos que temos realizado com o intuito de agregar os jovens para dentro da escola", afirmou o diretor.

A escola carrega o nome da professora Edith, que foi uma das grandes expoentes da educação e da cultura de Rondonópolis.

"Para nós é um orgulho muito grande ver o nome da mamãe estampada em uma escola como essa, justo ela que batalhou tanto pela educação e pela cultura. Por isso que estamos também desenvolvendo mais projetos para trazer ainda mais cultura para essa escola", afirmou Sarah Jane Venâncio, filha da professora Edith.

Patrícia Karina Barbosa, outra filha da educadora, também é professora e leciona na unidade. Durante a inauguração, ela se emocionou ao ler um dos poemas escritos pela mãe. O evento ainda contou com uma apresentação artística das netas da professora.

Pró-escolas

Maior programa de ações e investimentos da história da educação pública de Mato Grosso, o Pró-escolas está dividido em quatro eixos: Ensino, Inovação, Estrutura e Esporte e Lazer.

A iniciativa prevê investimentos de R$ 360 milhões apenas em estrutura escolar, até o final de 2018.