Entenda como o Coronavírus pode beneficiar algumas pessoas e outras não

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Governo do Estado de São Paulo

Entenda como o Coronavírus pode beneficiar algumas pessoas e outras não

Compartilhe:

O mundo está em meio a uma pandemia. A COVID-19 se espalhou e fez com que as relações sociais e profissionais fossem repensadas.

Embora muito se fale sobre como pode ter efeito positivo para as pessoas, precisamos entender que nem todas se beneficiarão com as situações sendo repensadas. Entenda o motivo.

O lado positivo da COVID-19

As relações pessoais estão sendo repensadas, as necessidades também. Percebemos que sentimos mais falta do abraço do que da mesa do bar, precisamos mais conversar do que ir uma festa.

Muito têm sido colocado à prova, os serviços manuais estão sendo valorizados, bem como profissionais que estão na linha de frente da doença e aqueles vistos como essenciais para o andamento da vida.

Trabalhar em casa pode não ser tão bom quanto era pensado, sentimos falta das relações nos locais de trabalho. Ter um blog, ver um filme, escrever se tornou algo essencial. Se adaptar é necessário.

Investir sem sair de casa se tornou algo viável e produtivo, serviço oferecido por diversas corretoras, como Iq Option por exemplo.

Estamos vendo a escola e seus profissionais com outro olhar, não parece mais tão simples assim ensinar a matemática ou a história para nossos filhos, e os professores têm se desdobrado para o ensino EAD realmente ser eficaz.

Podemos sair dessa situação melhores, podemos nos reinventar, criar atividades lucrativas e conviver melhor com o outro.

O lado negativo da COVID-19

Embora muitas pessoas possam sair dessa pandemia melhores, existe aquela parcela da população que pode ter sua situação piorada.

A desigualdade social permite que pessoas de baixa renda estejam mais suscetíveis ao vírus, sem ter condições básicas para a higiene ou para se prevenir. Não podendo ainda ficar em quarentena e se arriscando cada vez mais.

Pessoas em situações de rua, trabalhadores autônomos, a população de classe baixa em geral, não tem muitas opções para lidar com o caos que se instala. Falta informação, faltam condições adequadas para a prevenção e, acima de tudo, falta a possibilidade da prevenção.

Além disso, a taxa de desemprego cresceu e a chance de pequenos negócios abrirem após o caos, é mínima. O setor de turismo e entretenimento também é um dos mais atingidos, uma vez que não conseguem adaptar todo o setor para o atual momento.

A internet virou o local social mais frequentado, mas nem todos tem acesso a ela, assim como nem todos conseguem estudar sem ter a escola aberta, com os professores ao seu lado.

Percebemos que as necessidades básicas não são as mesmas para todos, e temos que rever esses pontos essenciais de uma sociedade.

Concluindo

Com isso percebemos que, mais do que rever as relações precisamos repensar a sociedade como um todo. As desigualdades presentes em nossa sociedade permitem que em meio a situações extremas, como a que enfrentamos, algumas pessoas sejam mais prejudicadas do que outras, sem terem como mudar a situação.

A COVID-19 nos fez repensar o que precisamos e como convivemos e, talvez, possa nos fazer analisar muito além do nosso convívio diário e profissional, poderemos ver o outro com um olhar mais empático.

Deixe um comentário

Veja Também