Você sabe quanto vale sua empresa? Calcular o valor de uma companhia é um procedimento habitual na comunidade financeira, conhecido pelo termo “valuation”. Se você planeja a venda da sua empresa, fazer essa avaliação de forma profissional será a chave para negociar bem com os investidores.
Mas como calcular o preço de venda de uma empresa? Há três métodos para calcular o valuation. Confira neste artigo:
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Pela capacidade de gerar caixa nos próximos anos (FCD)
Esse método, conhecido como Fluxo de Caixa Descontado (FCD ou Discounted Cash Flows – DCF, em inglês), é a mais valorizada pelo mercado. Normalmente, ela aumenta o valor de uma empresa financeiramente saudável. Seu conceito abrange descontar o valor presente no fluxo de caixa da sua empresa e, depois, subtrair o valor da dívida.
O valuation por FCD requer várias etapas: diagnóstico inicial de avaliação da empresa, determinação das premissas do valuation, desenvolvimento de projeções, cálculos financeiros, análise de resultados e a apresentação para os investidores.
2. Pelo valor de empresas comparáveis (múltiplos)
Considerado o método mais simples, há dois enfoques utilizados no “valuation pelo mercado ou múltiplos”: 1- Múltiplos de mercado de empresas comparáveis, usado para empresas listadas em bolsa de valores ou não listadas; 2- Valor de cotação de mercado, utilizado apenas para companhias de capital aberto.
No método por múltiplos, o valor da companhia é calculado a partir da comparação do desempenho econômico-financeiro de companhias semelhantes, sejam elas listadas em bolsa ou então não listadas cujo valor de aquisição foi revelado.
Já no método por valor de cotação, utilizado para companhias abertas, o cálculo é feito ao se multiplicar o preço da ação pelo número total de ações da empresa.
3. Pelo valor de seus ativos e passivos (asset value)
Esse método requer o cálculo do Valor Patrimonial da empresa. Ou seja, a soma de todos os seus ativos, como imóveis, equipamentos, dinheiro e estoques, e então descontados os seus passivos, as dívidas da empresa. E
Esse método tende a gerar um resultado menor de valuation para a empresa, afinal companhias em boa saúde financeira valem mais do que a diferença entre seus passivos e ativos. Pode utilizar o enfoque de “liquidação” (estimativa caso a empresa fosse liquidada) ou “contábil” (coincide com o patrimônio líquido).
Avaliação da empresa requer profissionalismo
Como você pôde observar, calcular o valor de venda de uma companhia não é tarefa simples e exige profissionalismo. Para obter bons resultados, adequados ao perfil e à situação do seu negócio, recomenda-se buscar a ajuda de uma consultoria especializada em avaliação e venda de companhias.
Um valuation profissional precificará a sua empresa num range de valores, que dependem de várias premissas, cenários de crescimento, estimativas de custos futuros, custo de capital etc. Uma consultoria de valuation / assessor financeiro fará essa avaliação dentro dos padrões que os investidores demandam, fornecendo as explicações adequadas, o que trará mais credibilidade a todo o processo de venda.
Empresas à venda devem contar com um valuation profissional. A Capital Invest – M&A Advisors prepara a sua empresa para a venda ou novas aquisições, no Brasil e no Exterior, com o intuito de obter o melhor valor para o seu negócio.