Enem 2020: impedidos de fazer a prova no domingo passado devem comparecer no dia 24/01

Não comparecimento ocasionará na eliminação do candidato

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não puderam participar do primeiro avaliação, aplicada no domingo passado (17), deverão comparecer aos locais de próxima no próximo domingo (24). O candidato que não comparecer será eliminado, conforme informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem.

No último domingo, estudantes relataram que foram impedidos de entrar nas salas, pois os fiscais alegaram superlotação dos espaços. Por conta da pandemia de Covid-19, um dos protocolos de segurança é a limitação de candidatos dentro das salas.

Mesmo sem ter feito a primeira prova, o participante precisa comparecer para fazer a segunda etapa. Posteriormente, a partir do dia (25), o candidato deve pedir a reaplicação da prova que perdeu. No entanto, essa regra não vale para quem faltou à prova por motivo de desistência.






“O inscrito deverá solicitar apenas a reaplicação das provas que ocorreram no dia em que se sentiu prejudicado. Portanto, cabe ressaltar que o participante poderá realizar, normalmente, as provas do próximo domingo, 24 de janeiro”, diz o comunicado do organizador da prova.

Para solicitar a reaplicação da prova que não foi feita, o participante precisa acessar a Página do Participante no endereço https://enem.inep.gov.br/participante/, entre os dias 25 e 29 de janeiro de 2021.

Até o momento, não há informações sobre o número de estudantes prejudicados, mas o Inep divulgou que os casos ocorreram em seis cidades (Curitiba, Londrina, Florianópolis, Caxias do Sul, Canoas e Pelotas), embora exista registro de ocorrência em mais cidades do país.