Empaer apresenta ao Prefeito formato da “Vitrine de Plantio” voltada ao pequeno produtor na 47ª Exposul

Empaer apresenta ao Prefeito formato da “Vitrine de Plantio” voltada ao pequeno produtor na 47ª Exposul
Foto: Diego Utida



Apresentar alternativas de produção para os pequenos produtores rurais do município e região. Este é o objetivo do projeto “Vitrine de Plantio”, uma das grandes novidades da 47ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul), que será realizada de 5 a 10 de agosto, no Parque de Exposições Governador Wilmar Peres de Faria.

Instalado numa área de 3.700 metros quadrados, o projeto conta com diversas culturas cultivadas em forma de mandala, com tecnologias voltadas para a agricultura familiar. Toda a estrutura montada está sendo executada pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis (por meio da Secretaria Municipal de Agricultura), Sindicato Rural de Rondonópolis, Associação dos Produtores Rurais de Mato Grosso (Aspromat) e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro).

De acordo com o coordenador regional da Empaer, Laércio Benedito Polizel, o sistema agrícola em forma de mandala é uma plantação sustentável com formato em círculo. Neste sistema, cada anel é destinado a um determinado tipo de cultivo.

Ao todo serão expostos 29 diferentes produtos cultivados, além das flores tropicais e piscicultura. O espaço da vitrine fica ao lado do pavilhão reservado para a agricultura familiar, onde o pequeno produtor poderá expor os seus produtos. Também neste
mesmo pavilhão, a Secretaria Municipal de Cultura receberá os artesãos e artistas locais.

“A ideia é demonstrar que uma propriedade rural, de qualquer tamanho, pode ser bem aproveitada, gerando oportunidade de negócios, pois serão apresentadas na prática alternativas que garantam lucro e renda à família rural”, disse o coordenador, que acompanhou o prefeito Zé Carlos do Pátio na visita ao Parque de Exposições, na tarde desta quarta-feira (17).

Durante a visita, o chefe do executivo rondonopolitano ressaltou a importância deste espaço dentro da Exposul, que é considerada uma das maiores feiras do gênero no país. “Muito feliz com que vi, com o trabalho desenvolvido aqui com o acompanhamento dos técnicos da Empaer. Esta iniciativa comprova que a Exposul é para todos, do grande ao pequeno produtor”, comentou o prefeito, que foi ao Parque em companhia do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Milton Mutum.

Pátio observou que a “Vitrine de Plantio” irá apresentar uma série de tecnologias e informações de manejo de culturas voltadas para a agricultura familiar. “Será um espaço para demonstrar ao pequeno produtor que é possível diversificar culturas e aumentar a renda, independentemente do tamanho da sua área”, destacou o Prefeito.

Preocupação

Pátio aproveitou ainda para ressaltar o importante apoio ao pequeno produtor desenvolvido pela Empaer e a sua preocupação com as informações sobre o seu possível fechamento pelo governo do Estado. “A Empaer cumpre um papel social e muito nos preocupa estes boatos do seu fechamento. Por isso, acredito ser a hora de abrirmos este debate com o governador Mauro Mendes, a fim de que a empresa não seja fechada”.

A “Vitrine” é encarada também com uma oportunidade para Empaer demonstrar aos visitantes da Exposul as atividades desenvolvidas pela empresa na região Sul, nas áreas de pastagens, hortaliças, fruticultura, piscicultura, culturas anuais (feijão, milho, mandioca, batata), flores tropicais e outros.

Atrações

Além da “Vitrine de Plantio”, durante a Exposul serão realizados palestras, eventos técnicos e exposições de aninais, máquinas e implementos agrícolas. No período da noite acontecem os shows musicais, além de rodeio e outras atrações.