Em visita ao Congresso, presidente do Paraguai prega cooperação cada vez maior

Redação PH

Redação PH

em visita ao congresso, presidente do paraguai prega cooperação cada vez maior

Em visita ao Congresso, presidente do Paraguai prega cooperação cada vez maior

O aprofundamento da cooperação econômica entre Brasil e Paraguai foi o tema central da visita do presidente do Paraguai, Horacio Cartes, ao Congresso Nacional, na manhã desta segunda-feira (21). O presidente do Congresso e do Senado, Eunício Oliveira, reiterou a disposição do Parlamento brasileiro em contribuir com leis que possam ajudar a abrir a economia sul-americana.
– O Brasil precisa se juntar com os países da América do Sul e levar o continente ao mundo, do ponto de vista das exportações. Hoje são 300 mil brasileiros no Paraguai. É uma relação comercial que pode ser alargada – afirmou Eunício durante o encontro, no Salão Nobre.
Em português fluente, Cartes lembrou que se prevê um crescimento de mais de 4% da economia paraguaia este ano. Esse índice, segundo ele, poderia ser ainda maior se o Brasil não estivesse em crise econômica.
– A saúde do Brasil é muito importante para a região. A gente sempre fala no meu país que, se o Brasil estivesse num melhor momento, isso [o crescimento do Paraguai] dobraria. Apesar de muito pequenos, somos um país muito competitivo. Temos à frente muita coisa para fazer – afirmou Cartes, de 61 anos, que preside o Paraguai desde 2013.
O Paraguai é importante produtor de soja, gado e energia elétrica – esta, gerada pela usina hidrelétrica binacional de Itaipu. Segundo o presidente paraguaio, são trunfos que podem ser explorados pelos dois países.
– Brasil e Paraguai vendem tudo de que o mundo precisa. Somos, na verdade, privilegiados. Somos obrigados a olhar para a frente – disse a Eunício.
Cartes assinou o livro de honra do Senado e dialogou com os senadores presentes. Em resposta a um comentário do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), anunciou que em poucos dias será aberta licitação para a construção de uma estrada ligando a cidade fronteiriça de Porto Murtinho (MS) à região paraguaia do Chaco Central, parte de um projeto de ligação do continente do Atlântico ao Pacífico. À senadora Ana Amélia (PP-RS), o presidente do Paraguai ressaltou a importância da migração gaúcha para a economia paraguaia.
Também estavam presentes ao encontro os senadores José Pimentel (PT-CE), primeiro-secretário do Senado, Acir Gurgacz (PDT-RO), Elmano Férrer (PMDB-PI), Hélio José (PMDB-DF), Jorge Viana (PT-AC), Raimundo Lira (PMDB-PB) e Valdir Raupp (PMDB-RO).
Cartes estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, e de integrantes de sua equipe de governo. Da agenda do presidente paraguaio constavam ainda encontros com o presidente da República, Michel Temer, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e almoço no Palácio do Itamaraty.

+ Acessados

Veja Também