Edição de vídeos online: dicas para você mesmo fazer em casa

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Pixabay/Ilustrativa

Edição de vídeos online: dicas para você mesmo fazer em casa

Compartilhe:

Você já se perguntou como fazer edição de vídeos online em casa? Para muitos, esse tipo de coisa é algo que apenas profissionais podem fazer. No entanto, qualquer um pode fazer edições simples em casa. Só é necessário ter paciência, um editor de vídeo e um computador que possa processar e renderizar a edição sem sofrer muito. Fora isso, o céu é o limite e os resultados dependem do seu talento e criatividade.

É por isso, por exemplo, que hoje o YouTube ocupa mais ou menos 40% de todo tráfego online. A plataforma dá espaço para a criatividade das pessoas, que sabem que só precisam de algumas dicas para colocar em vídeo aquela ideia incrível que está na cabeça. No entanto, empresas e empreendedores individuais também podem se beneficiar disso e criar estratégias completas de Vídeo Marketing usando material que pode ser facilmente criado.

E aí, que aprender como fazer edição de vídeos online em casa? Então siga a leitura do artigo abaixo para aprender mais sobre o tema!

Como fazer edição de vídeos online em casa: 5 passos

1. Encontre um bom editor de vídeos online

Para poder editar vídeos é necessário ter um software para isso. Existem muitos programas diferentes, com funções distintas e recursos próprios. Por exemplo, com alguns softwares mais simples é possível criar vídeo com fotos. Já outros, mais complexos, permitem fazer transições, cortes e aplicar recursos mais profundos.

Por isso, é importante testar algumas das opções do mercado e ver qual deles é o que mais faz sentido para você. É importante que o software em questão tenha recursos avançados, não use uma marca d’água no conteúdo e tenha o menor custo possível para você.

Quando encontrar esse bom editor de vídeos, comece a testar recursos e procure por tutoriais online para aprender como usar melhor as ferramentas que o programa disponibiliza. Isso dará uma boa ajuda na hora de começar a trabalhar com o editor e garantirá que você saberá como executar as funções mais básicas.

2. Faça um planejamento do que você quer fazer no vídeo

Quando começar a montar seus vídeos, faça um planejamento cuidadoso do que você quer ver neles. Isso permitirá que você possa orientar melhor a sua produção e não precise sofrer tanto ao começar a colocar a mão na massa. Afinal, muitos editores de vídeo começam o trabalho um pouco perdidos por não saber exatamente qual será o rosto do seu vídeo.

O planejamento permite que o conteúdo ganhe forma antes mesmo da edição começar. Quando finalmente for a hora de abrir o programa para editar, uma grande parte do trabalho já estará finalizada.

3. Prepare o material com antecedência

Imagine que você gravou um conteúdo e agora vai editá-lo em vídeo. É provável que você tenha vários takes diferentes falando a mesma coisa, por exemplo. Nesse caso, é bom começar a sua edição preparando o material. Isso significa cortar cada trecho do seu conteúdo, organizá-lo por tipo, momento e qualidade, e começar a escolher qual deles faz mais sentido para cada ponto.

Isso ajudará a poupar muito tempo do seu vídeo pois garantirá que você já terá uma ideia mais ou menos básica do material disponível e quais alterações você precisará fazer neles.

4. Organize os clipes antes de montar tudo

O próximo passo depois de preparar o material é começar a sua organização. Por exemplo, suponha que o seu vídeo tem 5 estágios:

  • o teaser pré-intro;
  • a vinheta;
  • a introdução do tema;
  • o desenvolvimento;
  • a conclusão com o CTA.

Nessa hora, é importante selecionar quais dos clipes preparados podem servir para cada trecho. É importante já ir removendo aquelas cenas que não têm tanto potencial assim e que não funcionam tão bem quanto outras. Assim, você já monta uma estrutura básica aceitável para o vídeo e só falta finalizá-lo com as transições e últimos retoques.

5. Não esqueça da trilha sonora

Antes de finalizar um vídeo, é importante que você tenha uma boa trilha sonora. Ela deve estar em um volume abaixo da voz principal do seu vídeo, mas ainda capaz de ser ouvida.

O ideal é ter uma trilha sonora que complementa o seu material principal. Isso é

importante pois formará um conteúdo mais rico assim. No entanto, garanta que você tem os direitos de uso dessa trilha sonora para não correr o risco de ver seu vídeo saindo do ar por causa disso.

Agora que você já viu como fazer edição de vídeos online em casa, é só seguir essas dicas para começar a ter uma campanha de Vídeo Marketing aceitável, seja para você mesmo, seja para sua empresa ou algum cliente. Lembre-se de, no entanto, garantir que nada que você usar vai ferir os direitos autorais e que você respeitará todas as regras das plataformas onde hospedará o vídeo.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Deixe um comentário

Veja Também