Dr. Leonardo homenageia 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Dr. Leonardo homenageia 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Em sessão realizada nesta quarta-feira (16.06), a Câmara Federal homenageou os 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil. Durante a solenidade, o deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) afirmou que é uma homenagem justa, tendo em vista que a Batalha é considerada um dos maiores triunfos da história das Forças Armadas do Brasil.

“Sou representante de Mato Grosso, mais especificamente de Cáceres, cidade cortada pelo Rio Paraguai. Esse marco histórico tem um significado especial para mim porque fui tenente do Exército, trabalhando na região de fronteira. Temos que amar e defender nossa nação, assim como os cerca de 2.500 militares brasileiros que fizeram parte dessa guerra, vencendo o inimigo e tornando essa batalha um dos maiores triunfos da nossa nação”, afirmou Dr. Leonardo, em pronunciamento no Plenário Ulysses Guimarães.

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada pelos historiadores como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), o maior conflito militar na América do Sul. Um momento histórico que deixou lição de dedicação e amor à nação e por isso ficou eternizada como Magna da Marinha do Brasil.

Conforme observou o parlamentar, a Marinha merece reconhecimento porque protege os principais meios de escoamento da produção nacional, o litoral de importância estratégica no Atlântico Sul.

Entre outras atribuições, também tem importante papel ao levar às comunidades isoladas cidadania; realiza pesquisas conduzidas em ilhas oceânicas e no Continente Antártico e tem programas estratégicos da Base Industrial de Defesa. Além disso, a Marinha mantém intensa cooperação com diversos países, promovendo o diálogo e aproximando nações amigas.

“Na presente sessão, é meu dever lembrar e prestar honras aos nossos Marinheiros e Fuzileiros Navais que padeceram em ação no dia 11 de junho de 1865, bem como aos que deram suas vidas pelo país em tantas outras batalhas e nas Campanhas do Atlântico. Mais uma vez, muito obrigado”, finalizou Dr. Leonardo.

Assista o pronunciamento do deputado Dr. Leonardo em Plenário: