Dicas para comprar peças automotivas pela internet com segurança

Pixabay

Dicas para comprar peças automotivas pela internet com segurança

Comprar peças automotivas pela internet é mais seguro e confiável do que pode parecer à primeira vista. Mais do que isso: pode ser muito mais econômico e prático. Para quem não tem muita familiaridade com o assunto, a compra de autopeças online é uma ótima solução para escapar de ciladas, afinal, por meio da web é possível pesquisar cuidadosamente a funcionalidade das peças requeridas, preço, qualidade e reputação das lojas.

Listamos a seguir as vantagens das compras online e as dicas de ouro para se fazer uma escolha bem-sucedida e sem medo de errar.

Saber exatamente o que é necessário comprar

Carro quebrado ou com defeito é sinônimo de dor de cabeça. Isso porque o universo automotivo é um mistério para a maioria dos motoristas e nem sempre dá para confiar na palavra do mecânico. A compra online de peças e componentes pode ser a solução para aqueles casos em que fornecedores apresentam preços suspeitos.

Se o orçamento parecer alto ou baixo demais é bom desconfiar. Pode ser que a empresa trabalhe com mercadorias de segunda mão ou de baixa qualidade. É fundamental saber o nome e o modelo exato da peça, de acordo com as indicações do fabricante do veículo, para que se possa fazer uma pesquisa minuciosa e ter mais confiança em relação ao que se está pagando. Com essa pesquisa, fica fácil avaliar se vale a pena comprar a peça por fora e pagar somente pelo serviço.

Pesquisar preços

Depois de saber exatamente o modelo da peça ou componente necessário para o reparo do veículo, é hora de fazer pesquisa de preços. As peças automotivas podem variar bastante de preço dependendo do fornecedor, portanto, a dica é investir tempo na internet para economizar e fechar o melhor negócio. A vantagem da compra online é que a maioria das lojas parcela as compras sem juros. O valor do frete pode fazer toda a diferença, por isso importante considerar este custo e comparar o preço final da compra em sites diversos.

Buscar fornecedores confiáveis

A vantagem da compra online é a vasta possibilidade de pesquisar a reputação das lojas. Aliás, esse é o principal cuidado que o consumidor deve ter em qualquer compra pela internet. O caminho mais seguro é verificar se há muitas queixas contra o fornecedor. O site Reclame Aqui é uma ótima opção para saber se a loja oferece bom atendimento, entrega no prazo prometido e resolve com eficiência eventuais problemas em relação a qualquer etapa da compra. Vale também, é claro, a boa e velha indicação de amigos, conhecidos e familiares que já compraram com a empresa. Uma dica valiosa é verificar se o site dispõe de canais de atendimento ao cliente, como endereço, telefone e contato do SAC.

Evitar vendedores independentes

A web está cheia de sites de classificados online que se apresentam como boa opção de relação custo/benefício para compras diversas. Até mesmo nas redes sociais é possível encontrar grupos de compra e venda com ofertas tentadoras.

No entanto, esse é o caminho mais inseguro para se fechar negócio pela internet. A regra nesses casos é sempre ter a oportunidade de avaliar o produto pessoalmente antes de efetuar o pagamento e ter a possibilidade de buscar ou receber o produto em mãos. No caso das peças automotivas, a negociação com vendedores independentes só vale a pena se o comprador tiver condições técnicas suficientes de avaliar a qualidade e estado de conservação do produto.

Dica de segurança: evite usar computadores públicos para fazer a compra online

Essa é mais uma regra importante não só para comprar autopeças, mas para qualquer compra feita via internet. Comprar online é extremamente seguro se for feito a partir de uma máquina confiável, ou seja, livre de vírus que possam roubar dados. É preciso sempre verificar se a página possui um cadeado na barra de endereço do navegador, isso significa que os dados estarão seguros. Importante: nenhuma loja online confiável pede a senha do cartão de crédito, apenas o código de segurança.

+ Acessados

Veja Também