Diagnosticado com tumor grave, jovem é submetido a cirurgia de urgência no CHC

Picture of Dialum Assessoria

Dialum Assessoria

Diagnosticado com tumor grave, jovem é submetido a cirurgia de urgência no CHC

Compartilhe:

Uma situação que durou dois anos, porém, que acabou tendo um final feliz. Assim pode ser definida a trajetória de um paciente de 34 anos, que há menos de uma semana chegou ao Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC) para acompanhar um tumor e acabou precisando realizar com urgência uma cirurgia. 

A doença diagnosticada, denominada meningeoma, pode ocorrer em pessoas da idade dele, embora menos comum. Quase sempre se manifesta de maneira lenta, inicialmente sem apresentar sintomas. Infelizmente, mesmo sendo a grande maioria benignos, alguns casos  têm evolução mais agressiva , já outros, natureza maligna.

O jovem conta que foi em busca de ajuda especializada após notar uma diminuição dos seus movimentos no lado direito do corpo, seguidos de desmaios repentinos e vômitos. Ele já havia passado por outros atendimentos, porém, sem sucesso na resolução do seu problema de saúde. 

“Era um tumor que estava pressionando meu cérebro. Passei por vários médicos e nenhum deles conseguiu achar o problema. Quando enfim, fiz uma ressonância que apontou o tumor e aí me indicaram o Dr José Wesley, afirmando que se tratava de um profissional de referência nesse tipo de tratamento e que atende no Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC)”, conta o paciente, que terá a identidade preservada. 

O neurocirurgião José Wesley Lemos Reis, que atua no CHC, foi o responsável por realizar o procedimento considerado de alta complexidade. Ele conta que no total, foram cerca de 5 horas de cirurgia para retirar totalmente a lesão de 9 centímetros, o que possibilitou que o paciente em dias retomasse suas funções motoras e sensibilidade. 

“Tumores como meningiomas geralmente são operados de forma eletiva, ou seja, com tempo de antecedência e com todas as técnicas necessárias, exames e avaliações. Por serem, às vezes, lesões que estão em locais complexos, precisam de uma programação de todos os passos para evitar complicações muitas vezes fatais”, pontua o médico.  

Contudo, como o paciente foi admitido com piora progressiva nas últimas 24h da força, inclusive, com surgimento de crises epilépticas, o que poderia causar ainda mais transtornos, inclusive morte, foi optado por uma intervenção rápida e urgente.

“São sintomas de deterioração do quadro neurológico e risco elevado de morte. Nestas situações, a cirurgia tem que ser realizada urgentemente, pois é o único método que alivia os sinais claros do aumento da pressão intracraniana”, explicou o especialista. Porém, após o procedimento cirúrgico, o jovem já estava conversando e depois de 3 dias, pôde voltar para casa andando. A partir de agora, ele irá realizar acompanhamento multidisciplinar.

Para a mãe do paciente, o momento agora se traduz em sentimento de alívio. “Eu já estava bem cansada de ver ele nesse sofrimento, pois nunca sabiam o que ele tinha e, de repente, ele começou a piorar. Sou eternamente grata por todo o carinho dos médicos e enfermeiros durante os dias em que estivemos aqui. Muito obrigado a todos de coração”, concluiu emocionada. 

CHC

O Complexo Hospitalar de Cuiabá conta com diversas especialidades médicas: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia geral, Clínica médica, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e obstetrícia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Oncologia, Pneumologia, Urologia, Vascular e outras mais capacitadas para atender os pacientes com excelência.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp