Considerado o “Natal do primeiro semestre”, o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (11), elevou o otimismo do comércio varejista de Rondonópolis. É o que aponta um levantamento informal feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tradicional em dias que antecedem datas consideradas estratégicas para impulsionar o consumo. A projeção média de incremento nas vendas em 2025 variou de 14% a 20%, na comparação com o mesmo período em 2024.
A CDL ouviu lojistas de diferentes ramos do comércio, desde eletrônicos e eletrodomésticos até vestuário e outros segmentos, como perfumaria, ótica e itens personalizáveis. “A projeção está bem alta neste ano, inclusive nossa meta de vendas subiu. Estamos falando de incremento na casa dos 15%”, destaca um lojista entrevistado, gerente de uma grande rede de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e itens de cama, mesa e banho. “Celulares, micro-ondas, fogão, refrigerador, etc”, listou ele quando perguntado sobre os itens mais buscados pelos consumidores.
Outro comerciante também demonstrou otimismo: “Neste ano, nossos primeiros meses têm sido abaixo, mas o sentimento é o de melhora recente nos recebimentos. Por isso, nossa expectativa com o Dia das Mães está em alta, dá pra falar em 20%”, projeta. “Dia das Mães é muito forte, né. Presentear a rainha, celebrar a bênção de poder estar com ela, gera motivo para o consumo. As pessoas querem presentear”, completa.
No segmento de ótica, outra lojista ouvida pela CDL diz ter apostado na campanha focada não somente nas mães, mas, sim, em toda a família. “O nosso negócio foi preço mesmo. A gente caprichou na campanha para toda a família. O resultado é que agora já não estamos dando conta de atender [a demanda]. A campanha iria durar o mês todo, mas vamos precisar finalizar porque o resultado foi muito acima [do esperado]”, diz. “Agora, pelo menos aqui, a gente ter percebido pouco presente. A maior parte é de consumidores aproveitando a campanha e comprando para si, trocando seus óculos de grau, por exemplo. As pessoas estão consumindo de forma geral, não só focadas em presentes. As ruas do centro estão lotadas”, completa.
A sondagem foi realizada entre a última semana de abril e a primeira semana de maio, reforçando a confiança do varejo local na força da data para movimentar as vendas.





