Descubra 5 dicas essenciais para cuidar do cabelo infantil

Do corte à lavagem. Veja como manter o cabelo das crianças sempre saudável

Pixabay/Ilustrativa

Os cabelos das crianças são mais delicados, finos e frágeis, e por isso não podem receber os mesmos cuidados que os de um adulto. Os produtos desenvolvidos para o cabelo infantil passam por testes muito mais rigorosos para evitar qualquer dano à saúde da criança.

Os cuidados com o cabelo dos pequenos vai muito além da estética, um cabelo limpo e saudável, por exemplo, ajuda a evitar doenças e complicações no couro cabeludo, como a infestação de piolhos, a aparição de fungos, complicações hormonais, entre outros.

Confira abaixo 5 dicas essenciais de como cuidar do cabelo do seu filho(a):




1 – Na hora de cortar o cabelo da criançada

Não há uma idade específica para cortar o cabelo das crianças, o que deve ser observado é se há a necessidade de fazer o corte, por exemplo, se a franja está tão grande que cai nos olhos. Se existe algum desconforto para a criança, aí é a hora certa de cortar!

É possível fazer o corte em casa, mas o mais indicado é deixar essa tarefa para um profissional especializado em corte de cabelo infantil, pois eles possuem técnicas específicas para cada tipo de cabelo e técnicas de distrações para as crianças capazes de mantê-las calmas no momento do corte.

2 – Quais produtos usar na hora do banho?

Os produtos para adultos podem causar reação alérgica ou promover uma hipersensibilidade que afeta o desenvolvimento dos folículos capilares, por isso é muito importante procurar produtos indicados para elas.

Alguns produtos infantis são pensados para tornar a hora do banho mais divertida, o que resolve o problema de muitos pais que enfrentam resistência dos pequenos na chamada para o chuveiro. Um exemplo disso é a linha iaé da Aya Tech, que apresenta os produtos de banho coloridos e com textura de slime.

O shampoo, condicionador e creme para pentear da linha iaé podem ser aplicados em crianças a partir de 3 anos e são indicados para todos os tipos de cabelo. São produtos hipoalergênicos, dermatologicamente testados, com fórmulas que não irritam os olhos, sem álcool, sem parabenos e livre de ftalatos.

A alta tecnologia na qualidade dos produtos garante limpeza, perfume, brilho e maciez aos cabelos e é uma ótima opção na hora de lavar a cabeleira da criançada. A linha de banho infantil iaé da Aya Tech foi desenvolvida para estimular as crianças da importância de manter a higiene, sem deixar de tornar o banho um momento divertido.

3 – Mas qual é a frequência certa de lavar os cabelos?

Se o cabelo do seu filhote é liso, o ideal é lavá-lo um dia sim e outro não, pois se você lavá-lo todos os dias é possível que o couro cabeludo fique ressecado, o que pode causar a oleosidade em excesso.

Entretanto, se o cabelo for cacheado ou crespo, o recomendado é que ele seja lavado a cada dois dias em média, pois a oleosidade natural demora mais para percorrer o caminho da raiz às pontas. A lavagem diária pode torná-lo ainda mais ressecado. Quando não lavá-lo você deve revitalizar os cachos com creme para pentear e um borrifador com água.

4 – Pode hidratar o cabelo da criança?

Muitos pais não sabem dessa informação ou acabam achando que as crianças não precisam desse tipo de produto, mas a verdade é que o creme para pentear é essencial para eles.

A partir dos três anos de idade já é liberado hidratar os fios da molecada, mas é importante lembrar que o creme não deve ter a presença de componentes químicos.

Os cremes para pentear devem ser usados nos cabelos lisos, cacheados e crespos, ele ajuda a desembaraçar os fios, evita quebrá-los na hora de pentear, minimiza o volume, define os cachos e muitos até alinham o frizz, tornando os fios mais sedosos, brilhantes e hidratados. Então, não deixe de usar creme para pentear nos guris!

5 – Dormir com o cabelo molhado ou secar no secador?

Nunca durma de cabelo molhado, seja você criança ou adulto!

Dormir com o cabelo úmido faz com que os fios quebrem com mais facilidade, proporciona um ambiente perfeito para o acúmulo de micro-organismos, como fungos e bactérias, além de facilitar o surgimento de caspas, infecções ou doenças. O ideal é que a criançada lave os cabelos na parte da manhã, mas nos dias que isso não aconteça, aí sim utilizar o secador.

O importante é não abusar desse item! Use-o somente nos dias frios ou quando for muito necessário lavar o cabelo deles a noite, lembre-se de manter sempre uma distância de 30 centímetros dos cabelos do bocal do secador e escolha jatos mornos ou frios.

Como já foi dito, o cabelo das crianças são mais sensíveis, geralmente até os três anos não é recomendado a utilização do secador. Após os quatro anos é indicado somente em ocasiões especiais, o uso constante torna o cabelo fraco, ressecado e prejudica o desenvolvimento saudável dos fios.

Viu como a cabeleira dos pequenos exige um cuidado especial? Não é tão difícil quanto parece, basta colocar em prática essas dicas para manter o cabelo do seu pimpolho sempre lindo, natural e principalmente saudável.