Desafios e oportunidades na implementação das TICs nas empresas

Picture of jancieli@gmail.com

jancieli@gmail.com

Freepik.com

Desafios e oportunidades na implementação das TICs nas empresas

Entenda o que são as TICs, quais são os desafios e oportunidades que essas tecnologias podem fornecer a sua empresa. Confira já!

Compartilhe:

As TICs são conjuntos de meios técnicos que tratam informações e permitem a comunicação nas organizações. Para isso, as empresas passam por uma transformação digital, na qual elas buscam se adaptar para oferecer serviços de TI de qualidade que melhorem a experiência dos seus usuários.

A transformação digital compreende o processo que uma organização aplica para implantar a tecnologia digital em todas as áreas da empresa. Ela traz desafios para as organizações, como a atualização da infraestrutura, falta de experiência ou conhecimento técnico. Veja mais!

Entenda o que são TICs?

TIC é abreviação para Tecnologia da Informação e Comunicação, e consiste em hardwares, softwares e telecomunicações nas diferentes companhias. No contexto organizacional, ajuda a otimizar a comunicação e melhora a automação nas empresas.

Em outras palavras, essa sigla representa uma variedade de dispositivos, redes e serviços de computação que permitem comunicação entre as partes, ou seja, clientes e empresas. 

No comércio, alguns exemplos de TICs incluem os sistemas de gestão de conteúdo (CMS) para a criação de sites, e-commerce, correio eletrônico.

Além disso, a tecnologia está presente em outros serviços, através de redes sociais, e-mail, serviço de armazenamento em nuvem, Internet das Coisas (IoT) e videoconferência.

Pela sua importância, separamos esse artigo completo com tudo sobre TICs, inclusive com dicas para implementar, quais são as novas tecnologias, dados do mercado e muio mais. Confira!

Importância das TICs nas empresas

As TICs promovem produtividade no negócio porque permitem manipular informações de forma mais rápida e correta. Além disso, o compartilhamento de dados permite disseminar o conhecimento entre setores, os sistemas de informação adotados pela empresa permitem fazer uma busca rápida daquilo que se deseja. 

Um comércio, por exemplo, ao criar um site para divulgar seus produtos e serviços, expande o seu mercado, alcança um público maior, que pode realizar compras online. Na indústria, ferramentas de gestão permitem um gerenciamento eficiente de recursos tanto pessoais como tecnológicos. 

As empresas que não adotam a TIC têm dificuldade para competir com aquelas que usam a tecnologia, pois podem ter menos acesso às informações de clientes, do mercado e deixam também de usar ferramentas de automação. 

Quais são os desafios na implementação das TICs?

Ao implantar a tecnologia, a empresa passa por uma transformação digital, que vem acompanhada de desafios, como resistência à mudança por parte dos colaboradores, aumento do volume de dados, criação de uma nova cultura organizacional e integrar corretamente as novas tecnologias com os sistemas legados. 

A transformação digital significa implementar novas tecnologias. Empresas que não fazem parte desse processo, perdem competitividade diante daquelas que adotam as TICs em sua cultura organizacional. 

Custo inicial e manutenção

Para implantar a infraestrutura de tecnologia da informação, a empresa tem custos com uma variedade de recursos: hardware, software, rede, armazenamento de dados, métodos de segurança e capacitação de pessoal. 

É necessário investir em computadores novos, comprar armazenamento em nuvem, fazer investimento na infraestrutura da rede (cabos, firewall, internet), adquirir sistemas de automação, investir em software de banco de dados, treinar a equipe para usar as novas tecnologias e implantar soluções de segurança. 

Resistência à mudança

As empresas operam sob limitações de recursos tanto de humanos, como de matéria-prima e de tecnologias, os quais são fatores essenciais para conduzirem suas atividades. A resistência na cultura organizacional surge como resposta a essas limitações, uma vez que as organizações não desejam abdicar dos seus recursos limitados. 

A organização deve negociar as soluções com os colaboradores, e demonstrar como a adoção de novas TICs podem contribuir para melhorar o trabalho, tanto individual como da equipe. É importante criar uma cultura organizacional que promova a aprendizagem contínua.

Segurança da informação

Ao implementar TICs, as empresas podem ficar expostas a riscos de vazamento de informações sigilosas, fraudes digitais, espionagem industrial, perda de dados e ataques virtuais.

Para evitar essas situações é necessário que a organização adote medidas como a criptografia de dados, controle de acesso, políticas de proteção aos dados e adoção de softwares para combater programas maliciosos. 

Complexidade e integração

Um dos grandes desafios é a integração de sistemas legados com as novas tecnologias da informação e comunicação. Esse procedimento pode ser complexo pela falta de interoperabilidade. Integrar significa unir partes e gerar um todo, ou seja, juntar aquilo que já existe na empresa e unir com novas aplicações. 

A interoperabilidade se refere à capacidade das aplicações desenvolvidas com ferramentas diferentes, trocarem dados entre si de forma correta e segura.

Por exemplo, sistemas mais antigos foram desenvolvidos de forma monolítica, atualmente, com o avanço da computação em nuvem e serviços de virtualização, como o Docker, é comum as empresas desenvolverem novos softwares como microsserviços.

Tal mudança requer gerar um novo código em Java, sob uma nova versão. As informações do banco de dados devem ser aproveitadas na migração para uma nova ferramenta, e isso deve ser feito com cautela, para não perder nada de importante. 

Quais são as oportunidades criadas pelas TICs?

Embora a tecnologia da informação tenha seus desafios, ela traz muitos benefícios para as empresas. Confira:

Melhoria na comunicação interna e externa

As empresas podem adotar chats, ferramentas para videochamadas, montar comunidades virtuais, utilizar e-mails e aplicativos de mensagens corporativas para melhorar a comunicação entre colaboradores. 

Automação de processos

A automação é o uso da TI para executar tarefas rotineiras em um ambiente de negócios, pode ser aplicada em várias áreas, como recursos humanos, financeiro, vendas e marketing. Um exemplo é usar uma ferramenta para fazer o envio de e-mails em massa para clientes ou colaboradores, ao invés de fazer um por um. 

Tomada de decisões baseada em dados

O Big Data é um exemplo de tecnologia da informação adotada por empresas na transformação digital. Ele fornece informações em tempo real, assim, as organizações podem identificar e se antecipar em suas decisões. 

Além disso, essa ferramenta permite trabalhar com a análise de grandes volumes de dados, transformando-os em informações realmente relevantes para a empresa. E isso ajuda na tomada de decisões por parte da equipe. 

Com a análise de dados em tempo real e atualizados sobre o desempenho de sistemas, é possível identificar possíveis falhas e tomar medidas preventivas. A coleta de dados sobre o consumo de equipamentos permite identificar desperdícios e reduzir custos.  

Ao analisar dados e comportamentos dos clientes, a empresa pode identificar quais são os problemas do seu público, e propor soluções que tragam vantagem competitiva. Em outras palavras, a organização encontra oportunidades de crescimento. 

Flexibilidade e escalabilidade

Escalabilidade é a capacidade de manter a infraestrutura e os processos estáveis em todos os setores da empresa, ela permite que um sistema consiga lidar com o aumento de usuários, processamento e tráfego sem comprometer a disponibilidade. 

No mercado existem várias formas de alcançar a escalabilidade, podemos citar a adoção de ferramentas em nuvem e uso de clusters, que permitem que a capacidade de armazenamento e processamento aumentem ou diminuam de forma rápida.

A flexibilidade permite que a empresa escolha o ambiente que melhor se adeque ao seu modelo de negócio. 

Viu como as TICs podem ser uma grande oportunidade de transformar seu negócio? Então, aproveite suas vantagens e alavanque sua empresa. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também