Deputados pedem intervenção do Estado para ajudar famílias de Jarudore

Deputados pedem intervenção do Estado para ajudar famílias de Jarudore

Deputados pedem intervenção do Estado para ajudar famílias de Jarudore

Uma comissão formada pelos deputados Thiago Silva (MDB), Nininho (PSD) e Sebastião Rezende (PSC) , pelos vereadores de Poxoreu, Giovane Conceição (MDB), Nathane Vilela (PSD) e Agnaldo Batata (DEM) e lideranças do distrito de Jarudore participou de uma reunião com o governador Mauro Mendes (DEM).

Na pauta da reunião, a situação do distrito, que vive um problema devido à uma decisão da Justiça Federal que determina a retirada das famílias do local e a entrega da área rural do Jarudore para a comunidade indígena Bororo.

Somando a região são cerca de 1,9 mil famílias que poderão ficar desabrigadas.
Uma das propostas apresentadas é que o Estado, por meio da Procuradoria, entre com um pedido de efeito suspensivo da liminar que pede a entrega da área. “O governador, inclusive, chamou os procuradores e pediu que eles estudassem o caso e ajudassem a buscar uma solução”, explicou o deputado Thiago Silva.

O parlamentar esteve no fim de semana no Distrito participando de uma reunião com os moradores e ouviu relatos preocupantes. “Tem gente que está lá há 40, 50 anos e não tem para onde ir, a situação é realmente tensa e preocupante”, completou.

No entanto, as primeiras famílias começaram a ser notificadas por oficiais de justiça para deixarem a área.

O deputado adiantou que o governador se mostrou solidário aos moradores do Distrito. “Respeito o direito do povo indígena, mas precisamos levar em consideração que esta pessoas moram no local há mais de 40 anos. O que estiver no meu alcance e do Estado, iremos fazer para ajudar as famílias permanecerem no Distrito”, diz o Governador Mauro Mendes.

O Deputado Thiago, ainda solicitou o apoio da Assembleia Legislativa para que também entra com uma ação suspensiva da decisão judicial, e resguarde o direito das famílias que vivem no local.

Uma outra alternativa apresentada é a revogação de um decreto de 1945, que traria as terras do Distrito de volta ao Estado e com isso a situação poderia ser revista. “Apresentamos esse decreto ao Governador e ficou de se fazer um estudo neste sentido”, completou o prefeito de Poxoréu.

+ Acessados

Veja Também