Deputado Thiago Silva faz lançamento do projeto Meu Primeiro Emprego para estudantes em Rondonópolis

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) fez oficialmente o lançamento do projeto Meu Primeiro Emprego, que visa orientar jovens para o mercado de trabalho.

A iniciativa será realizada em escolas de todo o estado de Mato Grosso. A primeira a receber a ação foi a Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos, no Conjunto São José, em Rondonópolis.

Dezenas de estudantes entre 14 e 17 anos receberam informações sobre capacitação, inserção no mercado de trabalho, boas práticas na hora da entrevista de emprego, confecção de currículo, carteira de trabalho, aprendizagem e estágio.

“Nossa missão é produzir conteúdo que contribua para o aprimoramento dos jovens e a sua inserção no mercado de trabalho. Aqui nós mostramos os caminhos que devem ser percorridos até as oportunidades. Reforçamos algumas lições básicas para o sucesso que são a qualificação escolar [escola e faculdade], qualificação técnica [conhecimento específico], a atenção e disposição para a exigências do mercado de trabalho. O Meu Primeiro Emprego é uma grande ferramenta de inclusão social viabilizada pelo deputado Thiago Silva. Tenho certeza que vamos produzir ótimos resultados”, conta Alan Ojeda, mediador do Meu Primeiro Emprego em Mato Grosso.

As afirmações do parágrafo acima foram endossadas pelo estudante Lucas Henrique da Silva Miranda, 16 anos. O adolescente demostrou muita satisfação com o repertório que recebeu.

“Nossa foi muito importante. Tem muita oportunidade para os jovens. O que é preciso é buscar conhecimento e ficar atualizado. Gostei muito sobre do tópico da confecção do currículo, coisa que quase ninguém dá valor, a importância de uma carteira de trabalho e os locais onde podemos procurar para uma colocação no mercado. Quero agradecer ao Deputado Thiago Silva que sempre lutou por mais oportunidades para os jovens”.

Levar conhecimento para jovens como Lucas e buscar inclusão social foi o que motivou o deputado Thiago Silva em promover a ação. Todo esforço tem um único objetivo, tentar reduzir o número de jovens sem trabalho. De acordo com o IBGE cerca de 40% do volume de desempregados no Brasil são da faixa etária entre 17 e 24 anos.

“Nós temos a responsabilidade de criar políticas públicas para colocar esse jovens para trabalhar. Isso vai acontecer quando produzirmos oportunidades para eles se qualificarem e ajudar na caminhada até a chegada do tão sonhado primeiro emprego. Minha vida profissional começou através de um projeto como este. Trabalhei de menor aprendiz, empacotador em supermercado e estagiário até conseguir uma colocação em uma grande multinacional. Comecei como aprendiz, ainda no início da adolescência, procurei estudar e com muita qualificação exerci cargos em grandes empresas como a ADM e Amaggi”.

Paralelo ao trabalho que começou nas escolas, Thiago Silva também concentra esforços na Assembleia Legislativa. Na Casa de Leis tramita o projeto de lei nº 97/2019, de sua autoria, que também é conhecido como Primeiro Emprego.

A proposta visa assegurar a inserção de jovens no mercado de trabalho e ainda oferece contrapartida para empresas que queiram propiciar aos jovens iniciantes e com baixa renda familiar, uma preparação de qualidade para adquirir os conhecimentos necessários para iniciar uma carreira profissional.

“É um projeto que todos ganham, inclusive o empregador. As empresas que receberem incentivos fiscais deverão reservar no mínimo 15% das vagas de trabalho para os jovens sem experiência profissional”, explica o parlamentar.