Deputado Leonardo pede prioridade de casas populares aos portadores de hanseníase

Redação PH

Redação PH

pedro taques é filiado ao psdb em ato para 5 mil pessoas e líderes nacionais

Deputado Leonardo pede prioridade de casas populares aos portadores de hanseníase

O deputado estadual, doutor Leonardo (PDT) apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a prioridade na entrega das casas de programas habitacionais do Estado, aos portadores de hanseníase, que em virtude da moléstia adquirida e ainda que tratada, tenha deixado sequelas físicas. Para a comprovação, o portador deverá apresentar um laudo médico que aponte a doença.

Mato Grosso possui a maior taxa de incidência de hanseníase no Brasil. Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que o Estado ocupa o primeiro lugar em coeficiente da detecção geral em relação aos 27 estados da Federação. Em 2014, foram identificados 2.903 casos para detecção geral e 206 novos casos em menores de 15 anos.

Dos 141 municípios destacam-se Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Sorriso e Alta Floresta.

“A negligência dos nossos governantes com a doença e com os portadores dela acarretou a sua disseminação. Muito poderia ter sido feito, muito poderia ter sido evitado, mas o descaso com a saúde pública e a ausência de políticas públicas eficazes, somado com a falta de conhecimento sobre a doença, o diagnóstico e o tratamento tardio, ocasionou sequelas físicas e psíquicas em muitos pacientes”, criticou doutor Leonardo.

A hanseníase é uma doença infecciosa que se inicia após uma incubação muito lenta, por pequenas manchas despigmentadas onde a pele é insensível e não transpira, e evolui para a forma tuberculosa (a mais comum), lepromatosa ou ainda intermediária; lepra. É uma das doenças mais antigas registradas na literatura, com caos na China, Egito e Índia, antes de Cristo. A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante.

“Diante dessa triste realidade, nada mais justo do que minimizar um erro cometido contra esses indivíduos que por anos continuam a sofrer com a descriminação social, possibilitando a sua inclusão na sociedade. Propiciar a essas pessoas a prioridade na entrega de casas populares oriundas de programas de responsabilidade do governo é uma forma de pagar parte da dívida histórica e negligenciada com esses cidadãos”, salientou o deputado Leonardo.

+ Acessados

Veja Também