Deputada cobra medidas efetivas do governo de combate ao feminicídio em MT

Picture of Redação PH

Redação PH

deputada cobra medidas efetivas do governo de combate ao feminicídio em mt

Deputada cobra medidas efetivas do governo de combate ao feminicídio em MT

Compartilhe:

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentouum requerimento ao governo do estado exigindo a tomada de medidas efetivas que visem a diminuição do feminicídio (assassinato de mulher motivado pela condição de gênero) em Mato Grosso.

“Na semana passada, semana internacional da mulher, recebemos a notícia de que Mato Grosso é o estado onde mais mulheres são assassinadas no Brasil. Isso é um dado muito preocupante, porque em Mato Grosso, desde que instaladas as primeiras delegacias de defesa da mulher, nós nunca mais tivemos nenhuma implantada. São as mesmas de décadas atrás e os crimes continuam crescentes”, aponta.

Janaina aponta ainda a regressão na proteção à mulher ocorrida na gestão Pedro Taques. “Não vemos mais ações. A Secretaria da Mulher, que existia em outras gestões, não existe mais, não ouvimos nem falar. E se existe, é apenas figurativa”, diz.

A parlamentar afirma que não entende como o governo anunciaque a violência está diminuindo, se o que se vê é um crescimento absurdo,principalmente nos casos de agressõescontra mulheres.

“Um exemplo disso é o município de Juara, onde já apresentei várias indicações para a implantação de uma Delegacia de Defesa da Mulher, e em oito meses foram registrados mais de 250 boletins de ocorrência por agressão contra mulheres ou mortes delas. Então o governo precisa nos esclarecer quais as medidas concretas que está tomando sobre isso”, finalizou.

A deputada lembra que no dia 2 de abril iré promover uma grande debate entre o Poder Judiciário, a pasta de Segurança Pública ecomunidade acadêmia para tratar sobre o feminicídio em Mato Grosso. O evento contará com presença da deputada estadual do Rio Grande do Sul, Manuela D'ávila, como uma da debatedoras.

Deixe um comentário

Veja Também