Das 20 frutas mais consumidas no Brasil, somente 2 são nativas

Marcio Di Pietro/Secom

Você sabia que das 20 frutas mais comercializadas no Brasil, apenas duas são nativas de nosso país? O Brasil é o país com a maior biodiversidade de plantas e animais e, mesmo assim, 90% da vegetação urbana é de origem estrangeira.

Como que um país que tem a maior biodiversidade do mundo importa planta para conviver com as pessoas? Pensando nisso o projeto Verde Novo criado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Poder Judiciário de Mato Grosso, promove a distribuição e o plantio de espécies nativas da região.

Apenas o abacaxi e o maracujá são nativos do Brasil e sabendo disso o projeto – que conta com a parceria da TV Centro América e Energisa – realiza um trabalho de arborização urbana que respeita o ecossistema cuiabano. Promovendo o plantio consciente e visando o conforto térmico urbano.

Apesar de termos uma variedade enorme de plantas nativas do cerrado, vemos que a arborização de Cuiabá não é regional. Por isso, o projeto prevê a distribuição de árvores nos moldes do Decreto Municipal n. 5.144/2012.

Parte desse trabalho de arborização já acumula números significativos como 72 mil mudas plantadas na Capital, 307 ações de conscientização, 80 bairros beneficiados com plantio ou entrega de mudas, além de 132 unidades de ensino diagnosticadas como carentes de plantação de árvores.

Veja algumas das espécies frutíferas verdadeiramente brasileiras: Tarumã-do-cerrado, Perinha-do-cerrado, guabiroba verde, cagaita, buriti, mangaba, mama-cadela, bacupari-do-Cerrado. Além de árvores como ipês, angicos, aroeiras salsas, pequis, pau brasil, munguba, jambu roxo da Amazônia, guanandis e barbatimão, goiaba, caju, amora e jabuticaba.