Criadores trazem para a 47ª Exposul os melhores animais

Criadores trazem para a 47ª Exposul os melhores animais



As melhores vacas e novilhas da região vão estar no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias durante a 47ª Exposul. São 16 animais representando oito produtores que entram na ordenha e pesagem oficial entre os dias 6 a 9 de agosto, no Pavilhão Pedro Neves.

No total serão duas ordenhas diárias, às 6h e às 17h, e o Torneio Leiteiro tradicionalmente movimenta os criadores da região, já que os animais que vêm para a Exposul são de genética local.

“No ano passado tivemos uma média de 55 quilos de leite por dia de produção. Certamente o gado leiteiro da região é preparado para essas provas e os criadores se dedicam ao bom trato e manejo. Aliás, a atividade leiteira é a que mais emprega mão de obra na cadeia produtiva. Isso também movimenta a economia”, diz Astrolino Júnior, um dos organizadores do 27º Torneio Leiteiro da Exposul.

As raças predominantes no Torneio são Gir, Girolanda e Holandesa. São essas raças que se adaptaram ao clima e pastagem e as escolhidas pelo pecuarista da região.

“Vamos, mais uma vez, carimbar o Torneio Leiteiro da Exposul como o maior do Estado todo. Além da qualidade genética dos animais temos uma premiação de R$ 16.000,00 aos vencedores nas categorias vaca e novilha, além disso todos os participantes recebem premiação por fazer do certame. Certamente teremos mais um super evento que incentiva a atividade e mostra o potencial do gado leiteiro da região”, finaliza Astrolino.