Criada por Thiago Silva, Rede de apoio promove ações em prol da saúde mental da sociedade em Rondonópolis

Da Assessoria

Da Assessoria

Criada por Thiago Silva, Rede de apoio promove ações em prol da saúde mental da sociedade em Rondonópolis

A Rede de Apoio aos familiares, amigos e pessoas com esquizofrenia e demais doenças mentais está realizando junto do deputado Thiago Silva atividades semanais e oficinas de integração e artesanato na cidade de Rondonópolis. Nesta quarta-feira (21) o deputado Thiago Silva entregou certificados de formação do curso de florais e arranjos em E.V.A. para as pessoas que concluíram o primeiro curso do projeto.

O objetivo do trabalho realizado é promover a saúde mental e a formação humanística, principalmente em tempos de pandemia. “Esse exemplar trabalho que está sendo realizado com apoio de voluntários serve como terapia para pessoas que buscam cuidar da saúde mental e fico contente em poder contribuir e participar dessa formação para homens e mulheres da nossa cidade”, disse o deputado Thiago Silva.

De acordo com a professora do curso Aparecida Barros, é gratificante trabalhar com um tema tão importante nos dias atuais. “Trabalhar com esses alunos foi muito bom pelo entusiasmo e a vontade deles quererem aprender e a dedicação. Ensinar é uma coisa que eu amo fazer então pra mim foi especial estar fazendo esse trabalho que trata de saúde mental”, disse.

O coordenador da Rede, professor Everton Neves elogiou o empenho dos estudantes e a parceria com o deputado que não mede esforços para apoiar a causa. “A rede é um espaço para debater a saúde mental enquanto um direito fundamental, para toda a sociedade. Nossa missão é extinguir o estigma e promover inclusão de todos, seja com pessoas que nunca ouviram falar nas doenças mentais, pessoas que querem cuidar da saúde mental, como, também pessoas com doenças mentais. A nossa formação humanística se propõe a escutar, dar vozes ao que eles desejam”, disse.

Projetos

A rede de apoio é composta pelos seguintes projetos:

VISITA ÀS FAMÍLIAS: (com Equipe Multidisciplinar): consiste no acompanhamento de famílias vulneráveis que tenham pessoas com esquizofrenias ou demais doenças mentais graves e precisam de assistência, acolhimento e encaminhamento para os serviços da rede de atenção- Sus.

COMUNIDADE DE FALA: um espaço de interação entre amigos, familiares e profissionais da saúde mental que escutam e dialogam, gerando empatia, informação, conscientização e combate ao estigma por meio das narrativas. Suporte para Reinserção na sociedade e Mundo do Trabalho, por meio de parcerias. (as famílias cadastradas e vulneráveis são assistidas com cesta básica e/ou medicamentos não atendidos pela rede e os encaminhamentos aos serviços públicos e parceiros)

“A FAMÍLIA COMO VAI?”: Acolhimento e Orientação: profissionais voluntários (assistentes sociais, psicólogos, terapeutas, psicopedagogos e farmacêuticos, a partir das visitas, realizam atendimentos personalizados, tendo como foco o acolher, orientar e realizar os encaminhamentos)

SAÚDE MENTAL PARA TODOS- webinário: uma série de debates descomplicados sobre Esquizofrenia e outras doenças mentais, tendo como foco a Educação Permanente para os profissionais da área e à sociedade em geral.

REDE DE APOIO VAI À ESCOLA– palestras virtuais com as Escolas Parceiras para informar, conscientizar e combater o estigma e promover a Saúde Mental.

OFICINAS- oficinas com atividades plurais e com diversas linguagens e formas de expressão cultural e artística, a partir da demanda dos amigos, familiares e pessoas com esquizofrenia e outras doenças mentais.

Para mais informações envie mensagem pelo Whatsapp (66) 99616-8706.

+ Acessados

Veja Também