Construção de abrigos nos pontos e ônibus com ares condicionados esquentaram audiência pública

Redação PH

Redação PH

em audiência, medeiros cobra que plano de aviação regional saia do papel

Construção de abrigos nos pontos e ônibus com ares condicionados esquentaram audiência pública

A Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (16) audiência pública para discutir a primeira minuta do edital de transporte coletivo da cidade. Entre os temas mais destacados ficaram os ônibus com ares condicionados e também a construção de 150 abrigos para os pontos que contariam como complemento ao pagamento de R$ 1 milhão para exploração do serviço durante os próximos 20 anos.

A audiência requerida pelos vereadores Ibrahim Zaher (PSD) e Reginaldo Santos (PPS) contou com a presença do secretário de Transporte e Trânsito do município, Argemiro Ferreira, demais vereadores e com público de cerca de 50 pessoas. A discussão se estendeu por mais de três horas revelando o compromisso dos representantes de bairros, associação de idosos e população em geral. Na oportunidade, os presentes requisitaram acesso à minuta que já está disponível no site da Câmara Municipal num pop up na página principal no endereço: www.rondonopolis.mt.leg.br

O público presente considera o tempo de concessão grande, quer saber como serão as linhas, forma de pagamento (se somente com cartão eletrônico ou também em dinheiro), como será a venda desses carões nos bairros, se o motorista vai continuar fazendo a cobrança e dando o troco. Também houve questionamentos relativos à transferência dos motoristas da atual empresa para a que será contratada, construção de terminais nas várias regiões da cidade, corredores específicos para os coletivos na cidade e principalmente quanto aos horários em que o ônibus passa. Hoje, há bairros em que o ônibus passa de uma em uma hora, a sugestão é que circular passe nos pontos no máximo de meia em meia hora.

Quem não pode comparecer à audiência e desejar encaminhar propostas poderá encaminhá-las por escrito à Câmara Municipal até a próxima quarta-feira (22). O vereador Ibrahim destaca que todas as sugestões constarão num documento que será entregue ao prefeito, a quem caberá fazer ou não as alterações.

A discussão em relação à construção dos abrigos nos pontos do ônibus recaiu sobre a competência da construção. O receio dos presentes é que a construção dos abrigos seja repassada aos usuários no valor da tarifa a ser cobrada, o que eles não desejam. Houve a proposta de que o valor arrecadado com as publicidades seja usado para a construção desses abrigos. Atualmente, não se sabe o destino desse montante, mas já está previsto na minuta da nova concessão que o valor oriundo da publicidade passe a constar na planilha da empresa para ser reduzido na tarifa, conforme lei de autoria do vereador Ibrahim que passará a vigorar a partir da contratação da empresa vencedora do certame.

+ Acessados

Veja Também