Conferência Estadual Infantojuvenil começa nesta quarta-feira

Junior Silgueiro

Conferência Estadual Infantojuvenil começa nesta quarta-feira

Mais de 80 escolas da rede de ensino de Mato Grossso, de 33 municípios, participam da abertura da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que ocorre nesta quarta-feira (16.05), às 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

A cerimônia conta com a presença da secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide kliemaschewsk, professores e estudantes das redes estadual, municipal e privada. O evento, que segue até quinta-feira (17), é um espaço de intercâmbio que tem por objetivo aprofundar os estudos e diálogos sobre o tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas” da V Conferência Nacional, a partir da perspectiva estadual.

É o momento de encontro dos delegados e delegadas eleitas (os) na conferência municipal/regional ou das escolas escolhidas pela Comissão Organizadora Estadual. Durante a programação, será realizada a eleição da delegação e de um projeto de ação escolhido do conjunto de propostas das escolas que representará o Estado na Conferência Nacional – que ocorre de 15 a 19 de junho de 2018, em Brasília.

O evento

A CNIJMA é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A estratégia é mobilizar estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno.

De acordo com os organizadores, é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.

Etapa Nacional

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é o encontro nacional das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo pais, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na etapa nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas.

+ Acessados

Veja Também