Como diminuir a poluição nos grandes centros urbanos?

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Como diminuir a poluição nos grandes centros urbanos?

Compartilhe:

Diminuir a poluição é o grande desafio da nossa geração. Isso já deveria ter acontecido antes, uma vez que chegamos a um ponto onde algumas coisas que foram destruídas não podem ser consertadas, mas isso não muda o fato de que devemos continuar lutando por um planeta mais limpo.

Para muitos, um dos maiores problemas são os grandes centros urbanos, que estão repletos de pessoas transitando de um lado para o outro, produzindo mais lixo e queimando mais gases. Se você mora em um desses centros, sabe como frequentemente isso acontece.

Milhares de pessoas usando seus carros e queimando gases poluentes, enviando-os diretamente para a atmosfera. Para muitos, esse tipo de problema é difícil de ser solucionado justamente porque não existem muitas alternativas além de ter o carro como veículo de locomoção.

No entanto, isso não é bem uma verdade. Hoje vamos falar um pouco desse assunto, tendo em vista que existem coisas que podemos fazer e que em longo prazo podem ajudar muito na diminuição de gases, e assim poderá fazer com que tornemos o planeta um pouco mais saudável.

Nos grandes centros urbanos se concentram os maiores focos de poluição, então, se resolvermos um pouco o problema nesses ambientes, vamos proporcionar ao planeta um enorme alívio.

Mostraremos a seguir algumas alternativas e soluções que podem ser tomadas em longo prazo, e que certamente farão a diferença tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente. Confira!

Melhorar o acesso ao transporte público

Vamos começar então falando de algo muito importante. Todo mundo precisa acordar cedo e ir trabalhar, e se cada um usar um carro, a cidade fica um caos. Por essa razão, existem os transportes públicos.

Em teoria, eles deveriam ser acessíveis, ser organizados e disponíveis para todos, no entanto, para algumas pessoas, até o transporte público acaba sendo caro, ou então é tão desorganizado que não vale a pena pegar aquele ônibus ou aquele metrô.

A lógica é simples: se um ônibus leva 30 passageiros, são 30 pessoas que estão deixando de usar um carro, seja ele novo ou seminovo. Então, torna-se necessário que o transporte público melhore bastante para que as pessoas não tenham que usar seus próprios veículos, e também para ajudar aqueles que nem veículo próprio tem. 

Incentivar o uso de bicicletas

Isso pode até parecer utópico, mas é uma realidade para diversos países. A Holanda, por exemplo, é um lugar onde você vê mais pessoas andando de bicicleta do que de carro. Em São Paulo isso é um pouco mais difícil, mas já existem pessoas que adotam essa forma de transporte.

Portanto, nos demais centros urbanos do Brasil seria muito possível caso as pessoas tivessem interesse. Diante disso, é importante que haja um incentivo por parte do governo e também da iniciativa privada. Essa prática pode não só diminuir a poluição como também o trânsito, e ainda fomentar mais o mercado de vendas de bicicletas. 

As bicicletas mais profissionais não tem um custo muito mais barato que uma moto, e se quisermos que as pessoas as usem mais nos centros urbanos, precisamos criar incentivos para que elas se tornem mais acessíveis. 

Carros elétricos

O mundo está presenciando que cada vez mais o uso de carros elétricos está se tornando algo mais popular no mundo todo. Os grandes centros urbanos são marcados por carros transitando a todo momento. Portanto, se for um centro como a grande São Paulo, por exemplo, com muitos carros funcionando e parados no trânsito, estão constantemente emitindo gases poluentes .

Por conta disso, muitas pessoas não param para pensar que o trânsito intenso contribui para a poluição. Os carros elétricos vieram para resolver esse problema, uma vez que não emitem gases e ainda poluem 68% menos que um carro a combustão. 

Entretanto, os carros elétricos precisam se tornar ainda mais populares, uma vez que eles têm que ser acessíveis às pessoas com menos poder aquisitivo para fazer a diferença. Apesar dessa não é a realidade hoje, parece uma questão de tempo para que existam elétricos mais populares no Brasil. Afinal, já existem alguns preços bem convidativos, caso você saiba procurar em boas concessionárias como a Noxcar

Caronas solidárias

Talvez você já tenha ouvido falar sobre caronas solidárias, que são aquelas pessoas que precisam ir para o trabalho e se juntam a outras que passam pelo mesmo caminho. Então, elas combinam de usar um mesmo carro para que possam fazer o trajeto, dividindo os gastos da viagem.

Isso ainda não é o ideal, mas já diminui consideravelmente o número de carros na rua e consequentemente a emissão de gases poluentes. Se cada carro acomodar 5 pessoas, já serão 4 veículos a menos transitando nas ruas.

Além de ser uma maneira de economizar, afinal, dividindo as despesas sai mais barato do que viajar sozinho com o seu carro, ainda cria-se um senso de comunidade, já que as pessoas estão se unindo para diminuir a poluição nos grandes centros urbanos.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também