Como as fraldas são aliadas na hora do desfralde da criança?

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pexels

Como as fraldas são aliadas na hora do desfralde da criança?

Compartilhe:

Quem tem filho já sabe: o desfralde é um marco importantíssimo no crescimento infantil. Afinal, esse é o momento em que o pequeno vive a transição de uma etapa da vida para outra. Logo, estamos falando de uma fase que exige atenção, total paciência e, especialmente, bastante compreensão dos papais.

Diferentemente do que muitos acreditam, este não deve ser um processo rápido e feito com pressa. Pelo contrário! O ideal é sempre respeitar o ritmo do neném, permitindo o seu desenvolvimento natural e com autonomia. Inclusive, a fralda para bebê pode ser uma grande aliada ao longo dessa jornada, sabia? Afinal, ao investir no modelo correto, você conseguirá contar com um recurso importante a seu favor, promovendo ainda mais praticidade e segurança ao seu bem mais precioso.

O que você precisa saber sobre o desfralde

O desfralde, tecnicamente conhecido como o período de “domínio dos esfincteres”, é o período em que a criança vive uma nova fase de seu desenvolvimento e, por isso, consegue controlar os músculos responsáveis por reter a urina e as fezes.

Consequentemente, e por conta dessa mudança, o uso da fralda infantil passa a ser, aos poucos, descartado. Em geral, tal processo tem início entre os dois e três anos de idade. Porém, a verdade é que cada pequeno pode vivê-lo em seu próprio ritmo, seja ele biológico, seja emocional.

Um cuidado necessário

Como você pode imaginar, os pais possuem uma grande responsabilidade ao longo do desfralde. Até porque a criança viverá esse acontecimento de um modo único e pessoal, cabendo aos responsáveis seguir as recomendações necessárias para não interferir no processo. Ou seja: jamais pressionar o pequeno a abandonar de vez o uso das fraldas. Caso contrário, é provável que você cause picos de resistência e ansiedade.

Outro ponto bacana é sempre observar quando a criança demonstra sinais de que está pronta para essa transformação. Entre eles, destacamos o interesse em ir ao banheiro, o desconforto em ficar com a fralda suja ou o ato de comunicar sempre que está com vontade de fazer as suas necessidades.

Práticas para ajudar o bebê durante o desfralde

Além de paciência e compreensão, existem outros hábitos que merecem ser adotados pelos pais e que, com o tempo, podem colaborar para o processo de desfralde, tornando-o mais leve e natural para a criança. A seguir, te contamos quais são os principais deles:

  • sempre que possível, deixe o pequeno sem fralda por algumas horas;
  • aos poucos, comece a ensinar a criança sobre como usar o banheiro;
  • o ideal é sempre priorizar a retirada da fralda em períodos diurnos e não à noite;
  • comemore até as pequenas conquistas, sem estressar ou punir o pequeno;
  • durante essa etapa, evite vestir o seu filho com roupinhas apertadas demais ou que sejam difíceis de trocar.

As fraldas como aliadas

A princípio, você pode até acreditar que esse pensamento é um tanto contraditório. Entretanto, as fraldas podem sim atuar como verdadeiras aliadas no decorrer do processo de desfralde. Aqui, em vez de retirá-las completamente da rotina do bebê, o ideal é usá-las como uma espécie de ferramenta de apoio, fazendo com que o pequeno vá ganhando confiança aos poucos.

Uma sugestão é investir em modelos que sejam versáteis, confortáveis e transmitam a sensação de que o bebê está com uma roupa íntima comum, como a cueca ou a calcinha. Simples, mas acessível, esse truque é excelente para que o pequeno se acostume com o fato de não usar fraldas e, mesmo assim, se sinta seguro o tempo inteiro.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também