Comissão de Educação aprova projeto que admite os diplomas

Redação PH

Redação PH

dia mundial do rock promete abalar as estruturas de rondonópolis

Comissão de Educação aprova projeto que admite os diplomas

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa acaba de dar parecer favorável à admissão, em Mato Grosso, dos diplomas de pós-graduação concluídos nos países do Mercosul. A decisão, no mérito, ocorreu um mês após reunião ampliada na AL de profissionais graduados e pós-graduados no exterior, mas com situação ainda indefinida no estado.

O Projeto de Lei nº 122/2015, que permite a aceitação dos diplomas, segue no sentido da decisão assumida pelos estados do Acre, Rondônia, Maranhão, Amazonas e Sergipe, que já fazem a revalidação. Na mesma linha estão São Paulo e Bahia, ambos com processo em tramitação.

“Nos últimos anos, a comunidade acadêmica brasileira passou a celebrar acordos e tratados internacionais que admitem títulos acadêmicos de pós-graduação, para fins de docência e pesquisa, obtidos em países das Américas do Norte e do Sul, e da União Européia. “Hoje, eles são reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal como possuidores de status infraconstitucional e supralegal”, alertou o deputado Wagner Ramos (PR), autor do projeto.

“Mato Grosso precisa dar plena validade ao que diz o tratado, até porque se vão estudar fora é porque não tem vaga no estado. E mesmo com as possíveis poucas vagas oferecidas, o processo de admissão para mestrado ou doutorado é injusto”, disse o professor Vicente Celestino de França presidentes da Associação Nacional dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior.

+ Acessados

Veja Também