Cobra de 5,2 metros é capturada na Flórida

Cobra de 5,2 metros é capturada na Flórida
Divulgação/Big Cypress National Preserve

Cobra de 5,2 metros é capturada na Flórida

Cientistas da Reserva Nacional Big Cypress, localizada na Flórida, Estados Unidos, capturaram uma cobra gigante medindo, aproximadamente, 5,20 metros de comprimento e 63,5 quilos.

Os pesquisadores encontraram 73 ovos dentro da barriga da fêmea, que pertence à espécie píton birmanesa.

Essa é a maior cobra encontrada no parque, e foi capturada para pesquisa. Segundo comunicado da Reserva Big Cypress, a píton é uma espécie invasisa dessa região e representa uma ameaça para as espécies nativas.

Para a captura, os cientistas instalaram um rádio transmissor em um píton macho e rastrearam seus movimentos até que outras fêmeas o levassem até a cobra em estágio de reprodução.

O parque fica na região pantanosa de Everglade, área importante ecologicamente por ser habitat de diversas espécies nativas. No território não é incomum encontrar a espécie píton birmanesa, porém, os tamanhos encontrados geralmente variam entre 1,80 a 3 metros.

A píton birmanesa é uma espécie nativa do Sul da Ásia, e se tornaram uma ameaça às espécies nativas da Flórida nas últimas décadas. Elas se alimentam de animais pequenos, como pássaros, até espécies grandes, como crocodilos e veados.

+ Acessados

Veja Também