Clássico-Rei na Série A: relembre jogos marcantes entre Fortaleza e Ceará

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Foto: Thiago Gadelha

Clássico-Rei na Série A: relembre jogos marcantes entre Fortaleza e Ceará

Compartilhe:

Fortaleza e Ceará representam o Nordeste com maestria. Aonde vão, o Leão do Pici e o Vozão realizam jogos acirrados e emocionantes. Nos últimos anos, os dois clubes manifestam que o lugar do “Clássico-Rei” é na Série A. Em 2025, os rivais vão se encontrar na elite.

Acompanhe em tempo real as notícias do Fortaleza e relembre confrontos contra o Ceará na Primeira Divisão:

26 anos depois…

Potências do futebol nordestino, Fortaleza e Ceará ficaram 26 anos sem disputar uma Série A do Campeonato Brasileiro. Antes de 2019, o último Clássico-Rei na elite foi em 1993. O Leão e o Vozão voltaram em grande estilo.

No dia 3 de agosto de 2019, a rivalidade ressurgiu na Primeira Divisão com vitória do Ceará. Em uma blitz alvinegra, Thiago Galhardo e Felipe Cardoso deixaram o Vozão na frente. No fim do primeiro tempo, Juninho fez o único gol do Fortaleza. 2 a 1 foi o placar final no Estádio Castelão. A torcida preta e branca foi ao delírio.

Com a vitória, o Ceará ampliou sua dominância sobre o Fortaleza em jogos da Série A.

Goleada do Vozão

Show de Vina e Mendoza. Na 33ª rodada do Brasileirão 2021, o Ceará “passou o carro” no Fortaleza na Arena Castelão. Quase 30 mil torcedores assistiram o atropelo do Vozão.

Na ocasião, o Ceará estava na segunda página da tabela e o Fortaleza na primeira, forte na briga por uma vaga na Libertadores. Esse contexto torna a vitória alvinegra ainda mais relevante. Vina (2), Lima (1) e Yony (1) marcaram os gols da partida. O Ceará de Tiago Nunes venceu por 4 a 0 e complicou a vida do rival.

Foto: Felipe Santos/Ceará

O triunfo do time cearense impressionou a mídia. O Clássico-Rei não havia terminado 4×0 desde 2006, quando o Fortaleza goleou o Ceará.

O placar elástico livrou o Vozão do rebaixamento, mas, no final das contas, a equipe não pegou Libertadores. O rival Fortaleza terminou o campeonato em quarto lugar e garantiu vaga na competição internacional.

A arrancada do Leão

Em 2022, o Fortaleza sofreu com o risco de rebaixamento para a Série B. Porém, se recuperou de forma incrível no campeonato. Quando enfrentou o rival Ceará, na 22ª rodada do Brasileirão, engatou a terceira vitória seguida e deixou o Z-4.

Moisés, o ponta artilheiro, fez o gol da vitória do Leão do Pici, que respirou aliviado ao deixar a zona. Nada como uma vitória em um clássico.

A reação tricolor serve de inspiração para muitos clubes. Foi o pior momento enfrentado por Voyvoda, a torcida chegou a pedir a demissão do treinador.

Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza

O Fortaleza não só se livrou da zona da degola, como pegou o elevador e terminou a competição em oitavo lugar. Com isso, garantiu vaga na Pré-Libertadores.

Não é exagero dizer que a arrancada do Leão foi um milagre. O tricolor fez um primeiro turno péssimo e ficou na lanterna. Na história do Brasileirão, nenhum clube nessa situação havia se livrado do rebaixamento. O Fortaleza “fez o impossível”.

Deixe um comentário

Veja Também