Circuito de Formação da Seduc promove capacitações a servidores da Rede Estadual

Picture of Seduc-MT

Seduc-MT

Foto: Wesley Rodrigues/Seduc-MT

Circuito de Formação da Seduc promove capacitações a servidores da Rede Estadual

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) finalizou, na tarde desta quarta-feira (05.07), o Circuito de Formação Administrativo (CIFA), direcionado aos profissionais de nível Técnico Administrativo Educacional (TAE) e de Apoio Administrativo Educacional (AAE), responsáveis pelo núcleo de atendimento na Rede Estadual de Ensino. O evento, que teve início nesta terça-feira (04), foi organizado pela Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), com o objetivo de contribuir com a formação e motivar os profissionais. 

A iniciativa contou com palestras e oficinas, e reuniu mais de 700 participantes em Cuiabá para debater temas do cotidiano dos servidores, como o perfil ético do servidor público e a importância da sua atuação no processo de ensino e aprendizagem, por meio da ação promovida pela Comissão de Ética da Secretaria.

“Esta é mais uma iniciativa da Seduc para valorização dos nossos profissionais, que são parte de um todo e contribuem para o avanço na qualidade da nossa educação. Trabalhamos em conjunto para garantir o ensino e aprendizagem dos nossos estudantes, em todos os núcleos, dentro e fora da escola, por meio de plataformas, estruturas e tecnologias implementadas com o apoio dos servidores”, destacou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A superintendente de Desenvolvimento, Aplicação, Saúde e Segurança da Seduc, Iara Beatriz, agradeceu a presença dos profissionais e enfatizou o impacto dos temas debatidos no dia a dia. “Os técnicos que atuam nas escolas são os nossos principais interlocutores com a comunidade escolar, são protagonistas deste circuito, pensado especialmente para contribuir com a rotina deles”, afirmou.

Para a coordenadora de Desenvolvimento da Seduc (CDES), Mary Diana da Silva, a ção é a consolidação de uma nova fase na educação.

“Neste primeiro evento presencial pudemos perceber o envolvimento de todos os participantes, em especial a equipe da Nutrição Escolar, que atua planejando, organizando, supervisionando. Por meio de palestras e oficinas, foi possível notar o interesse que o profissional da rede tem pelo seu desenvolvimento em contribuir junto da escola”, disse.  

Para Jessika da Silva Oliveira, uma das palestrantes do Núcleo de Mediação Escolar da Seduc, “o circuito deverá contribuir para as ações que fortalecem a aprendizagem e geram ganho de desempenho dentro e fora da escola, além de impulsionar a Cultura de Paz no ambiente escolar’’. Ela foi responsável por uma dinâmicas em que os participantes assumiam diferentes posições e argumentos sobre um determinado assunto, com o objetivo de aprender a lidar com opiniões divergentes e encontrar soluções em meio ao conflito de ideias.

Sônia Pereira Zanatel, que atua como apoio na Escola Prof. Fernando Leite De Campos, em Várzea Grande, afirmou que o circuito proporcionou mais conhecimento aos participantes. “É uma ação que vai contribuir diretamente na minha função dentro da escola, de acordo com os direcionamentos claros e fundamentais que os palestrantes trouxeram”, disse, se referindo às aulas-show apresentadas, com o objetivo de fortalecer a cozinha efetiva regional e suas preparações. 

O apontamento também foi destacado pela servidora Sirlene Marques, que atua na Escola de Desenvolvimento Integral de Educação Básica Prof. Milton Marques Curvo, em Cáceres. Para ela, o evento foi uma ação positiva motivacional para os servidores. “Foi um ponto de virada para mim”, disse, sobre a palestra sobre a Conscientização e Prevenção na Segurança Escolar.

+ Acessados

Veja Também