Cidades podem receber 15% a mais de vacinas, segundo projeto de Oscar Bezerra

Redação PH

Redação PH

ambulâncias compradas com recursos da al serão distribuídas a todos os municípios de mt

Cidades podem receber 15% a mais de vacinas, segundo projeto de Oscar Bezerra

Os municípios em que forem registrados casos de óbitos causados pela gripe H1N1 podem receber uma remessa extra da vacina que combate o vírus, caso um projeto do deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) seja aprovado na Assembleia Legislativa.

De acordo com a proposta, serão consideradas cidades em situação de vulnerabilidade aquelas em que ocorrerem, pelo menos, uma morte a cada 15 mil habitantes. Para estes casos, serão destinados 15% a mais da cota normal de vacinas contra a Gripe A, como também é conhecida a doença.

O projeto do deputado discrimina ainda grupos prioritários para a distribuição destas vacinas adicionais, uma vez que a quantidade de doses enviadas pelo governo federal aos municípios não tem sido o suficiente para atender toda a população.

Conforme o projeto de lei, seriam priorizados, nesta ordem, os familiares das vítimas confirmadas do vírus, crianças de 6 a 10 anos de idade, professores e servidores da rede pública de ensino e pessoas obesas.

“Nossa vontade era de que todos pudessem ter acesso à vacina, mas a quantidade, infelizmente, não é suficiente. É por isso que é importante definir grupos de risco, assim como o Ministério da Saúde já faz. Apesar dessa delimitação, o projeto deve fazer com que mais pessoas tenham o direito de serem vacinas”, pondera o parlamentar.

A proposta de Oscar foi lida em plenário na semana passada e precisa passar por análise das comissões permanentes da Assembleia Legislativa antes de seguir para votação e sanção do governador.

+ Acessados

Veja Também