Cidadão que não respeitar o isolamento poderá ser multado em Rondonópolis


O cidadão que desrespeitar o isolamento social em Rondonópolis poderá ser multado. A informação foi repassada pela secretaria de Saúde do município, Izalba Albuquerque. Ela explicou que a proposta será debatida na final da tarde de hoje, em reunião do comitê de combate ao Coronavírus. 

Izalba explicou que, neste final de semana, houve casos de pessoas em grupos nos parques municipais. “Não podemos permitir esse tipo de aglomerações, pois onde as pessoas circulam o vírus circula, as pessoas parecem que acha que estamos brincando, as pessoas estão morrendo, temos que sim aplicar multa”, disse a gestora da Saúde. “Um grupo de pessoas em uma roda, sem necessidade, está ali colocando em risco a vida de outras pessoas”, completou. 

Ela também disse que os estabelecimentos comerciais que não estão respeitando as regras também poderão sofrer sanções. “Peço para quem identificar aglomerações deve denunciar, os supermercados têm que higienizar o carrinho, ofertar álcool em gel, por exemplo”. 

Izalba ainda lembrou que uma outra proposta é divulgar os nomes das pessoas contaminadas. “Tem caso de paciente em quarentena que saiu para a rua e isso não pode, talvez as pessoas sabendo quem são esses pacientes eles podem ser fiscalizados”, disse.  

Testes- A secretaria de Saúde ainda lembrou que contratou um laboratório particular para fazer os testes no município.  Ela disse que com isso, os testes passarão a ter o resultado de forma mais rápida. Os resultados poderão levar entre quatro a cinco dias para serem apresentados. 

Respiradores– Ela disse que o município tem  17 respiradores, e que já adquiriu mais 22. No entanto, ela disse que é necessário mais 18 respiradores. “Estamos tentando comprar, mas não estamos encontrando nos nossos fornecedores”, disse.