CDL de Rondonópolis ocupa 13ª posição em ranking nacional de emissão de Certificado Digital do SPC em dezembro

Picture of Assessoria CDL Rondonópolis

Assessoria CDL Rondonópolis

Thiago Sperança, presidente da CDL de Rondonópolis – Foto: Assessoria

CDL de Rondonópolis ocupa 13ª posição em ranking nacional de emissão de Certificado Digital do SPC em dezembro

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) alcançou posição de destaque no ranking nacional de Certificado Digital do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Dentre todas as CDL do Brasil, a rondonopolitana chegou ao 13º no mês de dezembro, sendo a segunda maior em toda a região Centro-Oeste.

Os dados são referentes ao último mês de 2022 e a CDL de Rondonópolis é uma Autoridade de Registro (AR) desta assinatura digital imprescindível para transações eletrônicas comerciais, contratuais e para o cumprimento de obrigações com o governo.

O reconhecimento pela posição de destaque nacional veio em forma de nota endereçada ao presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança. “A Certificação Digital do SPC Brasil parabeniza a AR CDL RONDONOPOLIS e seu presidente Sr. Thiago Luis Sperança pelo excelente desempenho nas vendas de Certificado Digital no mês de dezembro na região centro-oeste. Que esse exemplo possa ser levado a outras Entidades para incentivá-las a sempre buscarem a melhoria contínua em sua performance”, diz.

Em 2022, a CDL de Rondonópolis emitiu 3061 Certificados Digitais. Um aumento de 36% em relação ao montante emitido em 2021.

O que é?

O Certificado Digital funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas. Com essa autenticação é possível para as empresas realizarem uma série de transações fiscais obrigatórias, como por exemplo garantir a veracidade de documentos como a Nota Fiscal Eletrônica de uma forma muito mais prática e muitas outras atividades.

O Certificado Digital é um tipo de autenticidade eletrônica que serve para assinar documentos de qualquer lugar. Ele possui validade jurídica, igual ao CPF e ao CNPJ. Com essa autenticação toda conseguirá realizar uma série de transações fiscais obrigatórias.

Por lei, o Certificado Digital é obrigatório para empresas enquadradas no regime Lucro Presumido e apenas algumas cidades para Simples Nacional (como Belo Horizonte e Porto Alegre).

Além disso, as empresas que possuem funcionários precisam da tecnologia para cumprir as obrigações trabalhistas e previdenciárias no eSocial — sistema do governo que torna as atividades mais simples de serem resolvidas.

A tecnologia utiliza chaves criptográficas – em arquivo digital ou token – para gerar essa identidade exclusiva e segura. Por isso, o documento pode ser utilizado para validar as informações de documentos fiscais, por exemplo. Isso evita informações indevidas e facilita a fiscalização do Fisco.

Por serem emitidos por autoridades certificadoras de credibilidade, a assinatura com certificado digital possui validade jurídica. Atualmente, é bastante comum que documentos de empresas públicas e privadas, especialmente as de comércio eletrônico, sejam assinados eletronicamente para economizar tempo e desburocratizar alguns processos.

A assinatura digital ajuda a economizar recursos e é sustentável, isso porque não é necessário reconhecer firma em cartório, deslocar-se para enviar documentos ou mesmo imprimir papéis, além de economizar o tempo dos funcionários.

A sustentabilidade é, também, um ponto interessante para o certificado digital. Utilizando-o para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, por exemplo, é possível economizar papel.

Praticidade e comodidade: assinar documentos e realizar transações digitalmente permite que as ações contábeis de seu negócio sejam feitas sem complicações.

Ou seja, o Certificado Digital oferece segurança, redução de custos e mais praticidade em diversos processos que até então eram feitos de maneira burocrática e trabalhosa. Isso traz benefícios tanto para a empresa quanto na segurança das informações.

+ Acessados

Veja Também