Caso seja reeleito, Zé do Pátio quer criar autarquia do transporte coletivo

Caso seja reeleito, Zé do Pátio quer criar autarquia do transporte coletivo

Em conversa com moradores no bairro Parque Universitário na noite desse sábado (17), o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (SD), disse que pretende criar uma autarquia do transporte coletivo para melhorar o serviço à população. “Temos serviços de excelência, como a rede de água e tratamento de esgoto e também a iluminação pública. Mas este serviço [transporte coletivo] não está bom e vai melhorar num próximo governo, caso eu seu reeleito”, disse o prefeito, durante reunião organizada pela candidata a vereadora Roseane do Esporte.

Durante a reunião, o prefeito conversou com os apoiadores e ouviu sugestões. E um dos assuntos levantados foi o do transporte coletivo. Zé do Pátio disse que pesquisas feitas mostram a insatisfação da população com o serviço prestado. Ele contou que o prefeito anterior tentou fazer uma licitação, que foi declarada deserta, devido a fala de interessados. Em sua gestão, ele tentou fazer cinco licitações, mas também ocorreu a mesma coisa.

“Ninguém participa destas licitações, e eu estou ficando na mão do empresário, porque ele quer subsídio e quer manter o controle do transporte coletivo na mão dele. Já estou fazendo um estudo com a Universidade Federal, estou montando uma autarquia, já estou licitando a compra dos ônibus”, disse o prefeito. Ele frisou durante a reunião que o que mais o deixa “indignado” é não atender com cidadania, com dignidade, o direito de ir e vir do cidadão.

“Quero melhorar o transporte coletivo para que as pessoas tenham transporte mais digno, ter horário. Não dá mais para conviver com esta empresa, é o rompimento com esta empresa e a prefeitura vai assumir o transporte coletivo, e aí você vai ter um horário de circulação para poder atender melhor e ter um preço digno”, afirmou aos moradores participantes da reunião.

O prefeito revelou que já comprou 32 ônibus para a rede municipal de ensino e possui R$ 10 milhões em caixa para começar a comprar os ônibus que irão compor a frota. “Dos 50 ônibus que precisa para o transporte coletivo, eu já tenho dinheiro para comprar 25. Já estou montando todo um sistema para ter uma autarquia do transporte coletivo”, afirmou José Carlos do Pátio.

O prefeito José Carlos do Pátio lembrou que o terminal de ônibus que foi construído na Praça dos Carreiros, já é início do sistema. Ele pretende ampliar a cobertura nos demais pontos de ônibus e também construir corredores exclusivos para o tráfego dos coletivos. “Estou encaminhando para licitar o transporte, vou fazer o corredor púbico para os ônibus andarem mais rápido, então gradativamente nós estamos resolvendo o problema do transporte coletivo”, garantiu o candidato pela Coligação Rondonópolis nos Trilhos do Desenvolvimento Econômico e Social (PP, PTB, Rede, PSD, PCdoB, Solidariedade e PV).

CARRIS

No Brasil, o melhor exemplo de uma autarquia do transporte coletivo vem de Porto Alegre (RS). A Companhia Carris Porto-Alegrense foi fundada em 1872 (com autorização do imperador Dom Pedro II) e é a mais antiga empresa de transporte coletivo em atividade no País.  Em 1954 a empresa norte-americana Bond & Shire, que administrava a Carris, devido a dificuldades financeiras pede sua encampação pela prefeitura de Porto Alegre, que a partir daí assumiu o controle acionário.

Inicialmente operada por bondes puxados a mula, a Carris teve em sua frota bondes elétricos (desativados em 1970) e possui atualmente 347 ônibus que operam 24 linhas transportando por dia 230 mil pessoas em quase quatro mil viagens diárias. Ao longo dos anos a Carris conquistou vários prêmio, dentre eles o de Melhor Empresa de transporte coletivo do Brasil concedido em 1999 pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). Nos últimos 19 anos conquistou também o Top of Mind concedido pela Revista Amanhã por ser a empresa de transporte mais lembrada, além de diversos outros prêmios concedidos por várias organizações em reconhecimento a ações de responsabilidade social.

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