Brasil perde para Austrália e se despede do Mundial feminino

Redação PH

Redação PH

Brasil perde para Austrália e se despede do Mundial feminino

Apesar de todo o esforço, não foi dessa vez que a seleção brasileira feminina de futebol conseguiu trazer o tão sonhado título do Mundial para casa. Em partida válida pelas oitavas de final do torneio, o Brasil perdeu para a Austrália por 1 a 0 no estádio de Moncton, no Canadá, neste domingo. Foi o único gol e a única derrota sofrida pela seleção na competição – suficiente para decretar a eliminação. Na fase de grupos, o time comandado pelo técnico Osvaldo Alvarez, o Vadão, havia vencido os três jogos (contra Coreia do Sul, Espanha e Costa Rica) e não levado nenhum gol.

A seleção canarinho até começou bem a partida, com Marta e Cristiane tentando adentrar a forte marcação australiana. A primeira finalização foi aos 7 minutos, quando Cristiane recebeu na entrada da área e bateu colocado. Depois, a Austrália começou a ser mais ofensiva. A chance mais perigosa de gol ocorreu aos 32 minutos, quando Kennedy desviou bola alçada na pequena área, tocando na cabeça de Fabiana, que evitou o gol. Num primeiro tempo de forte marcação, Andressinha e Formiga tentavam chutar de fora de área e surpreender a goleira Williams, mas sem sucesso.

No segundo tempo, Tamires desperdiçou boa chance ao chutar para fora, aos 30 segundos. Com muita dificuldade em penetrar na defesa da Austrália, a melhor jogada brasileira foi aos 18 minutos, quando Formiga lançou cabeçada na trave de Williams. Logo em seguida veio a resposta, em bola rasteira de Van Egmond, passando ao lado do gol de Luciana.

O balde de água fria chegou faltando 10 minutos para o final do jogo. Em falha da marcação brasileira, Simon aproveitou o rebote dado por Luciana e abriu o placar, aos 35 minutos. Depois, o Brasil pressionou, tentando conquistar o empate para levar a prorrogação. Porém, o ataque parou nas mãos de Williams, que salvou cabeçada certeira de Cristiane, aos 44 minutos da etapa final. Aos 47 minutos cravados, a partida se encerrou e o Brasil se despediu do Mundial.

Agora, as australianas aguardam o resultado do jogo entre Japão e Holanda, que será realizado na próxima terça-feira, em Vancouver, para conhecerem suas adversárias nas quartas-de-final da Copa do Mundo feminina.

A queda precoce frustra mais uma vez os planos das brasileiras de conquistar o inédito título mundial. Chegou perto em 2007, na China, quando perdeu na decisão para a Alemanha. Em 1999, nos Estados Unidos, ficou em terceiro lugar. Na edição anterior, em 2011, na Alemanha, havia caído nas quartas de final, assim como em 2003, também em solo norte-americano. Antes, em 1991 (na China) e em 1995 (na Suécia), foi eliminado ainda na fase de grupos.

Também não será desta vez que a meia Marta se igualou a Klose no topo da artilharia em todas as Copas, seja masculina ou feminina. O centroavante alemão chegou aos 16 gols depois de marcar na goleada de 7 a 1 sobre o Brasil, na semifinal do Mundial do ano passado, em Belo Horizonte. A brasileira estaciona nos 15 – fez um de pênalti na vitória da estreia contra a Coreia do Sul.

(Com Gazeta Press e Estadão Conteúdo)

+ Acessados

Veja Também