“Banda nos Bairros” para levar música instrumental à comunidade

Da Assessoria

Da Assessoria

Assessoria

“Banda nos Bairros” para levar música instrumental à comunidade

A Banda Municipal de Rondonópolis (Bamur) está com o projeto experimental  “Banda nos bairros”. De acordo com o maestro da Bamur, Wagner Linhares, a ideia é realizar ensaios da banda em espaços públicos, levando música e entretenimento para a comunidade em diversos pontos da cidade.

“Lançamos esta proposta experimental de descentralização com o intuito de aproximar a Banda Municipal da comunidade das comunidades, aproveitando os espaços públicos da cidade para realizar ensaios abertos. Com isso, ampliarmos o acesso à arte musical aos rondonopolitanos, oferecendo momentos de musicalidade, descontração, alegria e lazer”, explicou Linhares.

Regida pela batuta do maestro Linhares, a Bamur, que completou três anos de existência em 2023, é composta atualmente por mais de 30 integrantes. Nesses três anos, a banda já se apresentou em dezenas de eventos na cidade e também em alguns municípios vizinhos como Jaciara, Alto Garças, Alto Araguaia e Araguainha, interpretando todos os estilos e ritmos musicais. 

O primeiro local a receber o ensaio descentralizado da banda, que é gerida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi a Praça dos Carreiros, na região central da cidade, na última terça-feira (31), das 18h30 às 20h30.

“Os ensaios em espaços abertos descentralizados, além de levar a arte musical para todos os cantos da cidade, é uma oportunidade para que a população também conheça as atividades desenvolvidas pela banda”, avaliou o maestro. 

BREVE HISTÓRIA

O início do grupo aconteceu no ano de 2018, quando o maestro Wagner e mais quatro músicos fizeram a proposta de inserir instrumentos de sopro em algumas fanfarras da rede municipal de educação e executar linhas melódicas. Dessa forma, fizeram e atuaram por um período.

Em Junho de 2020, o prefeito José Carlos do Pátio enviou a proposta de criação da Banda Municipal para o Legislativo, que por unanimidade aprovou o projeto. 

Assim, no dia 18 de Junho de 2020, a banda foi oficialmente criada pelo Decreto-Lei 10.947 e a partir daí, a cidade passou a contar com uma banda oficial.

+ Acessados

Veja Também