Assistência Social promove encontro virtual para lembrar os 31 anos de criação do ECA

Picture of Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Assistência Social promove encontro virtual para lembrar os 31 anos de criação do ECA

Compartilhe:

Para lembrar a data dos 31 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, celebrado no dia 13 de julho, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realizou mais um ato de sensibilização e conscientização da sociedade civil organizada sobre a importância desse dia. Assegurados pela lei de nº 8.069/1990, crianças e adolescentes passaram desde então, a serem vistos sob nova perspectiva, como “sujeitos de direitos”. Desde lá, há trinta anos, novos rumos foram tomados para garantir a proteção de meninos e meninas de zero a 18 anos.

“Uma data tão importante como essa, das três décadas dos direitos dessas crianças, assegurados por lei, não poderia passar sem trabalhar com os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social- SUAS e representantes das entidades relacionadas ao tema, para debater e sensibilizar sobre a importância da prestação de atendimentos com excelência e dignidade, sendo essa, uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro que trabalha com foco voltado para a humanização dos serviço”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

A pasta social do município trabalha de forma contínua nessa perspectiva. O Programa de Educação Permanente, instituído na capital, consiste na promoção, aprimoramento e desenvolvimento das competências dos trabalhadores, gestores e conselheiros no exercício de suas funções, bem como fortalecer a capacidade crítica e propositiva, a partir dos processos de trabalho e das práticas profissionais existentes.

Foi realizada nesta quinta-feira (18), mais uma etapa do Programa, onde foi realizado um encontro com o tema: Articulação em Rede na Perspectiva dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, tendo como público alvo, servidores da Rede SUAS, Conselheiros Tutelares e membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente- CMDCA. A ação teve como objetivo promover a articulação junto a Rede Intersetorial para atuação na perspectiva da Garantia de Direitos Assegurados a Crianças e Adolescentes no Município de Cuiabá. Em razão da pandemia do coronavírus, o evento aconteceu de forma reforma, pela plataforma Google Meet.

A primeira palestra foi com o professor especialista da Coordenadoria Técnica de Ensino/Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edmilson Marques de Moraes que falou sobre os projetos e ações da política da Escola Cuiabana, garantindo aos estudantes o verdadeiro papel que devem ser desempenhados em nossa sociedade. Foram apresentados os resultados alcançados e outros serviços implementados da rede municipal de ensino. “Esse trabalho integrado entre as secretarias é importante para fortalecer a garantia desses benefícios. Foi na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro que houve a aplicação desse trabalho intersetorial. Lugar de criança é na escola”, ressaltou Edmilson.

Além da Educação, participaram representantes das secretarias de Cultura, Esporte e lazer e Saúde. Foram abordados os temas” Direitos de acesso ao Esporte e Lazer”  e os “Direitos da Criança e do Adolescente na saúde”, respectivamente.

“Essa ação integra o programa de Educação Permanente voltado para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social- SUAS e consiste na promoção, aprimoramento e desenvolvimento das competências dos trabalhadores, gestores e conselheiros no exercício de suas funções, bem como fortalecer a capacidade crítica e propositiva, a partir dos processos de trabalho e das práticas profissionais existentes”, concluiu Hellen Ferreira.

Deixe um comentário

Veja Também