Assessores parlamentares recebem treinamento para manusear Fiplan

Redação PH

Redação PH

assessores parlamentares recebem treinamento para manusear fiplan

Assessores parlamentares recebem treinamento para manusear Fiplan

Vinte e dois assessores parlamentares participaram na manhã desta segunda-feira (16) de um treinamento para manusear o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan). O curso é ministrado pelo analista de tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Lúcio Flávio dos Santos, segue até terça-feira (17).

"Apresentamos aos assessores dos deputados as funcionalidades do Fiplan, que são na elaboração das receitas, previsão de despesas e a programação financeira e os acessos as informações que eles têm permissão para manusear e acompanhar os andamentos de processos”, explicou Santos.

Pelo Fiplan, os deputados podem acompanhar as propostas de emendas para saber se foi executada ou qual o percentual dos recursos gastos. Além das despesas e receitas de cada órgão, remanejamentos orçamentários e os contingenciamentos feitos pelo Governo.

“Explicamos também que as emendas agora têm que ser acompanhadas de projeto, com discriminação de seu objetivo e planejamento da ação”, completa Lúcio.

Representando o Núcleo Econômico da Assembleia Legisaltiva, Cleude das Graças Sales, explica que o resultado esperado com esse treinamento é a melhoria da apresentação das emendas parlamentares a partir de 2017, em função da Emenda Constitucional nº 69/14, que trata das emendas impositivas.

“Solicitamos esse curso para que um técnico explicasse todos os tipos de relatórios que podem ser gerados a partir do sistema Fiplan. Além disso, podemos acompanhar o encaminhamento, durante o ano, das emendas dispostas no orçamento, para saber se estão sendo cumpridas ou não”, explica Cleude.

Para a assessora parlamentar do deputado Zeca Viana (PDT), Wellyda de Carvalho, esse curso é importante para preparar o assessor para utilizar todas as ferramentas dispostas pelo sistema.

“O Fiplan é muito complexo e esse treinamento vai auxiliar na inclusão de emendas de forma mais precisa, objetiva e clara. Além de podermos acompanhar, na prática, o que está sendo executado, se o recurso já foi liberado, bem como fiscalizar o Governo. Saber o porquê dos pagamentos com pessoal está alto, onde os recursos do Fethab, da Saúde e Educação estão sendo investidos”, destaca Wellyda.

FIPLAN – Idealizado e desenvolvido pelas Secretarias de Planejamento e de Fazenda, e pelo Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), o Fiplan integrou, em uma única ferramenta, via web, os sistemas antes utilizados para gerir o planejamento, execução orçamentária e prestação de contas do Estado, o que tornou mais precisa a informação relacionada a esse assunto.

O objetivo do Fiplan é estabelecer unicidade de informações, facilitando a Execução da Programação Financeira, a Execução Orçamentária da Receita, Execução Orçamentária da Despesa e a Contabilização dos Órgãos da Administração Direta e Indireta.

+ Acessados

Veja Também