Assembleia Legislativa realiza III Sipat

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Assembleia Legislativa realiza III Sipat

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão Interna contra Acidentes (Cipa), iniciou, nesta segunda-feira à tarde, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (III Sipat), com o objetivo de promover o conhecimento e conscientizar os servidores sobre prevenção, saúde e segurança no local de trabalho.

“A realização das atividades durante a Sipat é tão importante quanto qualquer outro evento realizado durante o ano. Para nós, servidores, é um evento com o intuito de conscientização e orientação na diminuição dos acidentes de trabalho.

Este ano modificou um pouco quanto ao interesse dos servidores por conta da própria Mesa Diretora da Assembleia”, lembrou a presidente da Cipa, Maria das Graças Baltazar.

Seguindo a programação, a banda da Polícia Militar de Mato Grosso abriu o evento; logo após, os atores paulistas Peter Gonçalves e Márcia Diniz realizaram uma apresentação teatral mesclando informações voltadas aos temas “Combate a incêndios” e “Melhor idade – nunca é tarde para recomeçar”.

“Durante nossas apresentações, vamos mostrar o uso correto dos extintores e o que pode causar princípios de incêndios, além de técnicas de primeiros-socorros. Lembrando que as pessoas só podem desempenhar essas funções caso dominem as técnicas para isso”, falou Peter Gonçalves.

A Sipat tem como objetivo contribuir para conscientizar o servidor da Assembleia Legislativa quanto a diminuição e prevenção de acidentes de trabalho. “A conscientização dos trabalhadores é uma obrigação de cada empresa e dos responsáveis e é regulamentada na legislação trabalhista”, disse o secretário de Gestão de Pessoas da Assembleia, Elias Santos.

Para a atriz Márcia Diniz, as palestras mescladas com teatro são importantes para os participantes, pois, segundo ela, as pessoas assimilam melhor as informações.

“O intuito dessa palestra é levantar o ânimo das pessoas da terceira idade, que muitas delas entram em depressão por vários fatores. De forma teatral é possível tratar a autoestima dessas pessoas, onde as brincadeiras são o foco principal. O importante é manter sempre a valorização do ser humano, independente dele estar num momento ruim ou não”, apontou ela.

O evento segue até o dia 10 deste mês (quinta-feira), com variados temas de palestras direcionadas para os servidores. “Muito importante a participação dos servidores, porque eles tomam conhecimento dos seus direitos e das suas obrigações no trabalho. Com isso, eles vão evitar acidentes de trabalho”, destacou o secretário.

Representando o presidente da Assembleia Legislativa, o superintendente Amarildo Monteiro reforçou o apoio da Mesa Diretora da Casa de Leis sobre a conscientização e prevenção para evitar acidentes de trabalho.

“A Mesa Diretora faz uma gestão voltada para o servidor, e hoje inicia esse trabalho, que é prioridade o ano todo. O foco tem por meta prevenir acidentes e ainda promover conhecimento maior sobre segurança no local de serviço”, afirmou Monteiro.

Programação:

Terça-feira (08) – 8h30 – Palestra teatral “Consciência Ambiental” e “Planejamento Financeiro” (Peter Gonçalves e Márcia Diniz)

Quarta-feira (09) – 14h30 – Palestra teatral “Conduta e Ética” e “Atendimento ao Cliente” (Peter e Márcia)

16h30 – Palestra “Ergonomia – Postura e Hábitos” (Jaime Figueiredo)

Quinta-feira (10) – 8h30 – Palestra teatral “Prevenção de DSTs” e “Segurança no Trânsito” (Peter e Márcia)

11h – Palestra “Qualidade de Vida – Vida Saudável” (João Francisco de Campos)

Deixe um comentário

Veja Também