As tecnologias modernas realmente tornam nossas vidas melhores?

Isac Nobrega/ PR

As tecnologias modernas realmente tornam nossas vidas melhores?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre se as tecnologias sempre vêm para melhor, ou se podem estar atrapalhando a nossa experiência como seres humanos na sociedade, assim como a educação dos nossos filhos. Pois bem, neste artigo abordamos os lados bons e ruins da tecnologia sem mitos ou tabus.

As tecnologias modernas realmente tornam nossas vidas melhores?

Existem desvantagens em expor as crianças à tecnologia? A resposta é sim. O excesso de exposição pode ser prejudicial. Mas, como tudo, geralmente vem de abusos e extremos. Portanto, dizemos a você os benefícios da tecnologia para os mais jovens.

É conveniente, então, retirar os jovens do mundo da tecnologia? São múltiplos os benefícios que podem incentivar os jovens a ingressar nas novas mídias tecnológicas e, assim, ter um futuro mais promissor. A tecnologia desenvolve o crescimento pessoal, o desenvolvimento de habilidades e as oportunidades de conseguir um bom emprego.

A tecnologia de equilíbrio garante que as crianças absorvam tudo o que é considerado bom e as proteja do que pode ficar ruim com o uso excessivo.

Benefícios da tecnologia para crianças e adolescentes

A tecnologia permite a criatividade e a liberdade de expressão. As crianças têm uma grande imaginação. No passado, eles tinham lápis de cor e marcadores para expressar essas ideias. Estamos imersos em uma sociedade em mudança, na qual as tecnologias de informação e comunicação (TIC) se tornaram um elemento indispensável que de uma forma ou de outra condiciona nossas vidas. Os adolescentes, por sua vez, é uma faixa etária onde muitos são bastante passivos de serem prejudicados pelas tecnologias de comunicação, já que estão muito mais intrinsicamente conectados com as novidades – sejam elas tecnológicas ou não. De qualquer forma, é algo bastante questionável se devemos privar de alguma forma as crianças e adolescentes das tecnologias de comunicação e novidades tecnológicas, já que isso pode gerar um efeito contrário ao que é esperado pelos pais.

Com o objetivo de conhecer o acesso e a utilização das tecnologias de informação e comunicação entre os alunos do ensino secundário obrigatório e analisar outras variáveis relacionadas, o grupo de trabalho que realizou um estudo multidisciplinar, os resultados de que mostram a relação entre o uso e abuso das novas tecnologias e o desempenho acadêmico dos jovens.

É possível, por exemplo, que um aluno de faculdade fique preguiçoso na hora de fazer seu TCC ou simplesmente perca o prazo por conta de estar trabalhando ao mesmo tempo, e tente comprar tcc farmácia pronto, mas por mais que ele o compre, isso não determina o quão bom profissional ele será, e sim o quanto estudou ou deixou de estudar ao longo dessa jornada de estudos, que costuma ser bastante longa, diga-se de passagem.

Embora seja imprescindível a continuidade dos estudos sobre o tema, as pesquisas realizadas até o momento mencionam a existência de alguns riscos relacionados ao uso excessivo de TICs, que não só implicam em baixo rendimento escolar, mas também estão relacionados ao uso de álcool e outras drogas por parte dos adolescentes. Isso é confirmado pelo estudo e aponta que os números se multiplicam se associados à falta de controle parental.

A verdade é que há um fator decisivo em todo o processo ensino-aprendizagem dos jovens, que é o acompanhamento da família. De fato, uma das conclusões do estudo do grupo é que “meninos / meninas com maior controle dos pais sobre o uso de videogames ou computadores têm melhor desempenho escolar”. Portanto, parece que não é tão relevante a quantidade de horas que os adolescentes passam com as novas tecnologias, mas sim o tipo de uso que fazem e o acompanhamento que recebem, o que pode se tornar um possível fator de risco. Isso sem contar que na internet é possível encontrar sites de apostas e coisas do tipo bastante facilmente.

De qualquer forma, indo mais além de todas essas questões, a tecnologia sempre nos trouxe mudanças positivas e impactantes, além de irreversíveis. Vejamos algumas:

Comunicação

Não temos como falar de mudanças tecnológicas sem falarmos de mudanças na forma como nós nos comunicamos hoje em comparação a 50, 20, ou mesmo 10 anos atrás. Conversar com pessoas fora de sua vizinhança imediata já foi um processo difícil, exigindo cartas físicas e muita paciência. Durante a maior parte do século passado, a comunicação profissional envolvia escrever cartas, enviar fax ou passar horas ao telefone. Hoje já não. O Whatsapp é agora o principal meio de comunicação empresarial no local de trabalho de hoje.

Educação

Os computadores e a Internet transformaram a educação. Permitem melhor apresentação das informações, tornando o processo de ensino mais fácil e eficaz. A educação online oferece oportunidades de aprendizagem sem precedentes para pessoas em todo o mundo. As palestras e aulas podem ser enviadas para sites na forma escrita ou em vídeo, tornando as informações mais acessíveis. Qualquer assunto que você imaginar nesse mundo e que já tenha sido debatido, estudado ou mesmo mencionado por alguém, estará aqui, na internet, e isso é simplesmente fascinante, por si só.

Produtividade

Você já parou para pensar em como a tecnologia afetou a nossa produtividade? Imagina quanto tempo você demoraria para preencher uma planilha ou fazer uma apresentação no seu trabalho antes de que pudesse ter acesso aos computadores como conhecemos hoje? Indo mais além, lembre-se dos escribas, aqueles monges cuja função de toda uma vida era passar o tempo todo copiando os textos religiosos de um livro para outro, para perpetuar as palavras e passá-las adiante. Hoje, o trabalho de uma vida inteira de um monge da idade média pode ser realizado em poucos minutos usando um computador e uma impressora. Isso não é incrível?

Mas enfim, não precisamos ir tão longe, basta pensarmos em como era uma rotina em um dia de trabalho de uma pessoa no início dos anos 2000 que mexia com a bolsa de valores ou o mercado financeiro. A Bovespa, bolsa de valores de São Paulo, por exemplo, só foi digitalizar completamente seus pregões em 2009. Dá pra acreditar? Antes estavam todos com aqueles telefones gigantes negociando as ações no grito!

Os avanços tecnológicos na agricultura aumentaram a produção de alimentos. Em tantas áreas de nossas vidas, processos críticos que consomem tempo agora podem ser executados com facilidade – e em uma fração do tempo que antes exigiam.

Os avanços na tecnologia melhoraram praticamente todos os aspectos de nossas vidas, e o melhor ainda está por vir.

+ Acessados

Veja Também