Após queda de raio, incêndio queima 50 hectares de fazenda em MT

Redação PH

Redação PH

após queda de raio, incêndio queima 50 hectares de fazenda em mt

Após queda de raio, incêndio queima 50 hectares de fazenda em MT

Um incêndio destruiu cerca de 50 hectares de uma fazenda que fica próxima ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Segundo o proprietário da área, Fernando Luiz de Almeida, o fogo atingiu a vegetação após a queda de um raio. O incêndio teve início no fim da tarde de quarta-feira (17) e foi controlado por equipes de brigadistas nesta quinta-feira (18). Ao todo, a propriedade rural tem 67 hectares.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 20 brigadistas e quatro bombeiros fizeram parte da ação.
"Foi uma perda muito grande. A área é rica em biodiversidade e grande parte da propriedade foi queimada. O fogo foi consumindo tudo noite a dentro", disse Fernando Luiz. Parte da fazenda, ainda segundo ele, é usada para pesquisas universitárias, pela abundância de fauna e flora.
O fogo, ainda segundo o dono da área, começou após a queda de um raio. "Ouvimos só o barulho. Foi um temporal muito grande aqui na região. A pena é que não choveu e o fogo se alastrou", relatou.
A área queimada fica a dois mil metros do Parque Nacional, que teve aproximadamente 1.830 hectares atingidos pelo fogo em incêndios, registrados desde o dia 23 de julho, segundo o ICMBio.
Focos de calor
Nos primeiros 32 dias de período proibitivo de queimadas em áreas rurais de Mato Grosso, já foram registrados 6.125 focos de calor, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o levantamento, o número de focos é 101% maior que os casos registrados no mesmo período do ano passado, quando o estado teve 3.430 focos de calor. O período proibitivo teve início em julho e segue até 15 de setembro.
O município de Gaúcha do Norte, a 595 km de Cuiabá, aparece em primeiro lugar na lista com o maior número de focos de calor. No total, foram registrados 452 focos, o que representa 7,3% do total de registros no estado. Em seguida, aparecem as cidades de Nova Nazaré (370 focos), Colniza (285), Campinápolis (284), Ribeirão Cascalheira (284) e São Felix do Araguaia (244).
Segundo proprietário, fogo iniciou após queda de raio (Foto: Fernando Luiz de Almeida/Arquivo Pessoal)

+ Acessados

Veja Também