Após publicação nas redes sociais da primeira-dama de MT, menina ganha tratamento dentário

Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT

Após publicação nas redes sociais da primeira-dama de MT, menina ganha tratamento dentário

A pequena Ana Creuza Cristina Ribeiro dos Santos, de 4 anos, e seu pai, Márcio dos Reis Brito, foram surpreendidos na semana passada com a visita da primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes, na casa da família, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Acompanhada da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, e da secretária-adjunta de Direitos Humanos, Salete Morockoski, a primeira-dama levou presentes, alimentos, cobertores, roupas novas e a notícia de que a menina receberá tratamento dentário completo até completar 16 anos, doados pela odontopediatra e ortodontista, Bethania Ferrari.

A história de vida da criança e a luta do pai para cuidar sozinho da menina ganhou as redes sociais da primeira-dama após o encontro deles com o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, durante uma ação social de entrega de marmitas a pessoas em situação de rua no mês passado.

Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT

Márcio e a filha estavam na Praça Ipiranga, um dos locais onde a equipe percorre diariamente entregando os alimentos, e se aproximou do casal Mendes para contar um pouco sobre sua vida. Ele cuida sozinho da Ana desde que nasceu, pois, a mãe, que é usuária de drogas, não convive com a família. A renda para pagar o aluguel do quarto que eles moram, nos fundos de uma casa no bairro Dom Aquino, vem do trabalho informal de ‘guardador de carro’ e de pequenos serviços gerais que ele presta aos comerciantes da rua Antônio Maria, no centro da cidade.

“Ele é muito cuidadoso com a filha, conhecemos a história de luta dele há algum tempo, pois, a Ana já precisou ficar um período em uma casa lar e na época acompanhamos o caso. Ele vai buscar a marmita para reforçar a alimentação dele e da criança, mas ele não mora na rua, ele se esforça muito para dar todas as condições para ela. E isso tudo nos sensibilizou muito e a primeira-dama, que fez questão de ir conhecer a casa deles e tem buscado meios de ajuda-lo”, destacou a secretária-adjunta de Direitos Humanos da Setasc, Salete Morockoski.

Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT

Ao conhecer a história deles pelas redes sociais da primeira-dama, a dentista Bethania Ferrari disse que na hora sentiu vontade de ajudar a Ana e doou todo o tratamento dentário dela até completar 16 anos. Na tarde desta terça-feira (21/07), foi a primeira consulta. Ana chegou ansiosa e logo foi acolhida pela dentista, que explicou com desenhos, brincadeiras e muito carinho como seria a consulta.

“Quando eu vi no Facebook essa história na hora eu senti essa vontade de ajudar e o que estou doando está dentro da minha capacidade. Eu acredito que quando a gente faz alguma coisa a gente sempre vai colher algo no futuro. E se eu puder oferecer para Ana os cuidados odontológicos que ela precisa agora, conforme ela for crescendo, na hora que ela for, lá na frente, angariar um emprego ou alguma colocação um sorriso bonito faz toda a diferença. E com isso eu acho que vou conseguir ajudar o pai nesta missão tão difícil que é criar uma filha sozinha”, ressaltou a Bethania.

Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT

Na primeira consulta foi feito limpeza, aplicação de flúor e a dentista explicou tudo ao pai como funcionará as demais consultas e o tratamento. E já foi feito o agendamento para daqui três meses a continuidade. E a dentista fará o acompanhamento e o crescimento dela até completar 16 anos.

A primeira-dama ficou imensamente agradecida pela doação realizada pela dentista e disse que essa é a demonstração que há muita gente disposta a ajudar. “Eu fico muito grata em ter sido essa ponte e ter ajudado a mostrar a história de vida dessa família. Tem muita gente disposta a colaborar, mas não sabe como. Ser essa ponte, esse elo de uma corrente de amor e solidariedade me deixa extremamente feliz. A Ana é encantadora, ela é muito carinhosa, uma menina esperta, inteligente e com muita alegria. Me contou que gosta muito do filme Frozen e que tinha vontade de ter uma boneca dos personagens. O pai também nos pediu ajuda para conseguir uma casa própria, ele paga aluguel de um quarto e é trabalhador. Apesar de todo sofrimento que já tiveram, na conversa que tive com ele percebo uma vontade genuína de lutar por uma vida melhor para a filha. Nós sabemos que nem sempre conseguimos fazer tudo para melhorar a vida de todos, mas o pouco que podemos fazer já me alegra bastante. Se a Ana conseguir crescer com uma vida plena e com oportunidades isso já me deixará muito realizada”, destacou Virginia.

Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT

A secretária de Assistência Social, Rosamaria Carvalho, acrescentou que a Setasc irá auxiliar também a família no cadastramento dos programas sociais, incluindo os habitacionais. “Nossa equipe de Assistência Social irá dar andamento nisto e esperamos em breve realizar o sonho do Márcio de ter a casa própria. Tudo o que pudermos fazer em prol de ajuda-los e o que estiver ao nosso alcance nós faremos”, afirmou a secretária.

Márcio agradeceu muito a primeira-dama e disse que foi abençoado o dia em que Deus a colocou no caminho deles. “Não pedi nada para ela, pedi pra Deus e Ele colocou a primeira-dama no nosso caminho. Muito obrigada de coração todos que estão nos ajudando, a doutora Bethania que está fazendo essa ação maravilhosa pela minha filha. Hoje foi um dia especial e tudo que estão fazendo pela minha princesa eu só posso agradecer pedindo a Deus que abençoe muito a vida de cada um. Eu faço e vou continuar fazendo tudo o que eu puder para minha filha ter uma vida melhor do que a minha”, finalizou o pai.

Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT

+ Acessados

Veja Também