Após cobrança de Thiago Silva, escada Magirus volta a operar no Corpo de Bombeiros Militar de Rondonópolis

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

A escada mecânica chegou no dia 20 de janeiro ao 3° Batalhão - Foto: Ten. Wolf Tarik - CBM MT

Após cobrança de Thiago Silva, escada Magirus volta a operar no Corpo de Bombeiros Militar de Rondonópolis

Ao identificar a necessidade de manutenção da escada mecânica Magirus, no 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (BBM), em Rondonópolis, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) cobrou essa demanda – no ano passado – ao governo estadual. O resultado da reivindicação ocorreu, há duas semanas, em que o equipamento entrou em operação para atender as ocorrências de incêndios em plano elevado e resgate de pessoas.

“A escada ficou inoperante por quase três anos, devido a manutenção necessitar da presença de um técnico especialista da Alemanha. E a pandemia da Covid-19 foi um dos empecilhos para dar celeridade para que o equipamento entrasse em funcionamento. E sabemos que a corporação tem que estar estruturada para garantir o salvamento de vidas”, explicou o parlamentar.

Ele conta que o que motivou a cobrança foram as demandas recebidas de moradores de Rondonópolis, após o princípio de incêndio em um prédio na Vila Aurora que foi possível fazer o controle da situação por parte dos bombeiros militares. “Nesse caso, o fogo não se alastrou. Mas, se fosse ao contrário e o fogo tivesse tido uma grande proporção? Isso era a nossa preocupação. Evitar um desastre maior e preservar a integridade física das pessoas”, esclareceu.

Equipamento – A escada mecânica Magirus possui um tamanho estrutural de 60 metros de altura, acompanhada de outros itens complementares como um elevador de resgate com cesto, maca de resgate que comporta até três pessoas, sistemas de iluminação, ventilação por pressão positiva e de proteção respiratória individual para até três bombeiros militares.

Esse equipamento é considerado um dos mais modernos mundialmente, sendo que também conta com um canhão monitor que possibilita o combate a incêndio remotamente, sem necessitar da presença de um bombeiro militar no topo da escada.

+ Acessados

Veja Também