Anjos da Escola realiza 707 atendimentos odontológicos em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

anjos da escola realiza 707 atendimentos odontológicos em rondonópolis

Anjos da Escola realiza 707 atendimentos odontológicos em Rondonópolis

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), por meio da Unidade Odontológica Móvel do Projeto Anjos da Escola, realizou 707 atendimentos em Rondonópolis. A iniciativa promove ações educativas, exame clínico, tratamento para remoção das cáries e extração de dentes, além de aplicação de flúor.

Com uma equipe de profissionais de alta qualidade, que proporcionam um tratamento seguro e diferenciado aos alunos. A primeira fase da ação foi iniciada no último dia 14 e encerrada nesta quarta-feira (20). Os atendimentos serão retomados a partir do início do ano letivo de 2018.

Foram beneficiados estudantes das Escolas Estaduais Francisca Barros de Carvalho, Sebastiana Rodrigues de Souza, Profª Amélia de Oliveira Silva, Odorico Leocádio da Rosa, Marechal Dutra e Eunice Cascão Barbosa.

De acordo com a coordenadora do evento, Patrícia Glaura de Araújo Campos, da equipe do Projeto Anjos da Escola, o foco neste primeiro momento é a saúde bucal dos alunos, mas outros serviços serão ofertados em breve, como exames oftalmológicos.

“Em Rondonópolis, entre os tratamentos oferecidos pela unidade móvel, contratada pela Seduc, estão diagnóstico bucal, cirurgia, dentística restauradora, periodontia, profilaxia, aplicação tópica de flúor, etc. Além disso, todos os casos que necessitam de continuidade no tratamento, como por exemplo o endodôntico (canal), são encaminhados à rede pública de saúde do município”, explicou Patrícia.

De todos os procedimentos que existe na odontologia, 90% está sendo realizado no atendimento odontológico móvel do Projeto Anjos da Escola.

A estudante Victória Michaela, 8º Ano, da EE Sebastiana Rodrigues de Souza, passou pela profilaxia e aplicação de flúor e aprovou a iniciativa. “Gostei bastante. Fizeram a limpeza e passaram dicas de como fazer a higiene corretamente. O caminhão também é muito legal, bem montado, e dá para atender muita gente”, afirmou.

Outro aluno que aprovou a ação foi Wendel de Sousa, do 5º Ano. Além de limpeza, ele teve um dente extraído. “Eu gostei de ter vindo. Estava sentindo dor, agora não estou mais”.

Um dos coordenadores da unidade escolar, Maicon Antônio Strada, garantiu que para muitos dos estudantes essa é a primeira vez que visitam um dentista e que recebem o tratamento.

“Estão todos contentes e gratos pela Seduc trazer a iniciativa para nossa cidade. A estrutura muito bem montada, organização perfeita, atendimento completo e profissionais atenciosos. Superou todas as nossas expectativas. Mesmos aqueles alunos que tinham um pouco de medo de dentista saíram do caminhão muito tranquilos”, enfatizou.

Para ele toda atividade que melhore a saúde das crianças e adolescentes é bem-vinda. “Nós temos muitos alunos e precisamos ter esse cuidado. Alguns são muito carentes, não fazem a escovação corretamente, não vão ao dentista com frequência, nem usam o flúor. Então nós precisamos dessa parceria da saúde na escola. Que o projeto volte outras vezes ao município”, finalizou.

O projeto

O Projeto Anjos da Escola foi lançado em Rondonópolis no dia 13 de dezembro, na EE Francisca Barros de Carvalho, e contou com a presença dos coordenadores do Projeto, coronel da Polícia Militar, Marcos Roberto Gonçalves, e as professoras Patrícia Glaura de Araújo Campos e Emanoel Barbosa Garcia, além de assessores pedagógicos, diretores, coordenadores e professores da rede estadual de ensino de Rondonópolis.

Com consultas gratuitas, atendimentos de odontológicos, assistentes sociais, aumento de rondas escolares e parcerias com os principais órgãos de segurança do Estado, a iniciativa pretende melhorar os índices de evasão e ensino das unidades escolares.

É uma ação pensada desde o plano de governo e uma das ações mais importantes do Estado, já que encara o problema da evasão escolar por meio de três áreas principais: Saúde na Escola, Paz na Escola e Mediação Escolar.

O projeto conta com a parceria do Ministério Público, Poder Judiciário-MT, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A iniciativa faz parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos da educação de Mato Grosso, com um orçamento de mais R$ 360 milhões, para a realização de melhorias na infraestrutura e ensino a afim de reduzir a evasão escolar e melhorar os índices de aprendizagem.

+ Acessados

Veja Também