Alunos da Escola Raimundo Pinheiro participam do TCEstudantil

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Alunos da Escola Raimundo Pinheiro participam do TCEstudantil

Alunos da Escola Raimundo Pinheiro participam do TCEstudantil

Compartilhe:

Integrante do grupo de cerca de 90 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio “Raimundo Pinheiro da Silva”, que participou nesta terça-feira (02/10) do programa TCEstudantil, Aline Martins de Figueiredo, 17 anos, era uma das mais empolgadas com a visita da turma ao Tribunal de Contas de Mato Grosso. Detalhe: esta era a segunda vez que a estudante visitava o TCE-MT.

Ela explicou o seu o porquê do entusiasmo. “Visitar o Tribunal é uma oportunidade bem legal de conhecer coisas novas e aprender um pouco mais sobre como funciona os órgãos públicos e como se pode fiscalizar o dinheiro dos nossos impostos”.

“Eu gosto de ter conhecimento e saber sobre meus direitos”, afirmou a jovem que está concluindo o terceiro ano do ensino médio e pretende fazer faculdade.

Na mesma linha de raciocínio, o estudante Breno César da Cruz Silva, também de 17 anos, considerou a sua primeira participação no TCEstudantil como uma chance de aprender o que fazem os conselheiros e qual é a função do TCE de Mato Grosso.

“Eu não sabia quase nada sobre o TCE e sobre como os gestores públicos, os governantes, são fiscalizados. Com as coisas que aprendemos hoje aqui, vou poder fiscalizar como estão sendo gastos os nossos impostos. Isso é bem interessante”, afirmou.

Para o professor de matemática Gilvan Pina, que acompanhou a turma, o programa TCEstudantil é uma ferramenta auxiliar fundamental no processo de conscientização e formação da cidadania dos jovens da rede pública de educação.

“Estas visitas são muito instrutivas, ajudam a informar os estudantes sobre seus deveres e direitos de cidadão. Também estimula o interesse deles para que sejam mais proativos nas suas comunidades. Só temos que agradecer e parabenizar o Tribunal por esta iniciativa”, destacou.

Durante a visita, os estudantes acompanharam parte da sessão ordinária do pleno do TCE e puderam observar o trabalho dos conselheiros durante o julgamento de alguns processos da pauta do dia. A turma foi saudada pelo conselheiro interino Luiz Henrique Lima, vice-presidente do Tribunal.

O conselheiro lembrou que o controle externo e o controle social dos governos é uma conquista valiosa e muito importante das sociedades democráticas.

Ele destacou a importância dos estudantes, que têm idades entre 16 e 18 anos, de votarem de forma consciente nas eleições do próximo domingo, dia 07.

O conselheiro explicou aos estudantes, de forma resumida, a trajetória histórica dos Tribunais de Contas, frisando que a instituição é fruto das conquistas cidadãs.

“Valorizem muito este direito do voto, o direito da liberdade de expressão, os direitos humanos de uma forma geral, que são conquistas histórica da civilização humana”, incentivou.

Além de conhecerem o plenário, os estudantes participaram ainda de uma palestra e de uma roda de conversa com Leonardo Saboia Paes de Barros, chefe de gabinete do TCE.

Durante a palestra, a turma pode conhecer mais profundamente a estrutura funcional do Tribunal, sua missão institucional, as ferramentas de interação e participação direta com o cidadão e suas ações como órgão de controle externo das contas públicas em Mato Grosso.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também