Alunos da Escola Estadual Eliane Digigov participam do TCEstudantil

Alunos da Escola Estadual Eliane Digigov participam do TCEstudantil

O Programa TCEstudantil recebeu neste terça-feira (30/10) uma turma com cerca de 90 de alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Eliana Digigov Santana, localizada no bairro Bela Vista, em Cuiabá.

Durante a visita, os estudantes participaram de uma palestra com o auditor público externo, Bruno de Paula Santos, oportunidade em que puderam conhecer o funcionamento do TCE-MT, sua estrutura organizacional, seu papel constitucional de órgão independente de controle externo.

O grupo recebeu ainda informações sobre os canais de comunicação e interação entre o Tribunal e a sociedade como o Geo-Obras e a Ouvidoria.

Formado por adolescentes na faixa etária dos 15 aos 20 anos, a maioria dos jovens nunca tinha tido oportunidade de visitar uma instituição pública do porte do TCE.

A estudante Gabrielle Monteiro, por exemplo, disse que não tinha a menor ideia sobre a importância e o papel do Tribunal de Contas.

“Achei muito interessante saber que é o TCE que fiscaliza onde e como o dinheiro dos impostos que nós pagamos está sendo gasto pelos governantes. É super importante para nós, jovens, saber que também podemos fiscalizar o dinheiro, as obras, os serviços públicos”, afirmou.

Visitando o TCE-MT pela primeira vez, o estudante Bruno Santana, por sua vez, disse ter ficado surpreso com a responsabilidade que pesa sobre o TCE-MT. “Fiscalizar os políticos que administram o Estado e a cidade não é fácil”.

“É muito trabalho mesmo. Agora eu entendo a importância do Tribunal de Contas. Hoje eu vi como são julgados as contas públicas e aprendi o quanto a gente tem que ficar de olho para saber onde os gestores gastam o dinheiro dos nossos impostos. Gostei muito de conhecer o Tribunal”, concluiu o estudante.

Para Lucineide Alves, professora de história e uma das coordenadoras do grupo de alunos, a participação dele no TCEstudantil é um momento importante na trajetória de formação da cidadania de cada um.

“Participar do TCEstudantil é um privilégio, um momento de grande aprendizado para todos os nossos alunos”.

“Eles estão fechando o ciclo do ensino médio, se preparando para definir a carreira que pretendem seguir após o ensino médio e conhecer o TCE ajuda muito na formação de uma consciência sobre o exercício diário da cidadania, o papel de cada um na sociedade e sobre as estruturas de controle externo que dispomos para fiscalizar os gestores públicos.

Só tenho que parabenizar o TCE por esta iniciativa de receber aqui os nossos alunos”, comentou a professora.

FORMANDO CIDADÃOS

Em 17 anos de criação, o TCEstudantil contribuiu com a formação de valores fundamentais sobre a importância de exercer a cidadania e o controle social nas questões relacionadas a correta aplicação do dinheiro público a quase 30 mil estudantes.

Um dos principais objetivos do TCEstudantil é, justamente, o de incentivar a formação de uma consciência cidadã e do controle social.

Os estudantes da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana devem repassar o conhecimento adquirido aos colegas por meio de alguma atividade promovida pelos professores que acompanharam a turma durante a visita.