O vice-prefeito de Rondonópolis, Altemar Lopes (Podemos), assume oficialmente nesta sexta-feira (2) o comando da Prefeitura por um período de 15 dias. A posse doi interino ocorre em razão do pedido de licença do prefeito Cláudio Ferreira (PL), que decidiu tirar um período de descanso e deve reassumir o cargo na segunda quinzena de janeiro.
Na última terça-feira, a Câmara de Vereadores aprovou o pedido de licença do prefeito.
Esta será a primeira vez que Altemar Lopes, médico neurocirurgião, assume a chefia do Executivo municipal desde que tomou posse como vice-prefeito, em 1º de janeiro do ano passado. A interinidade marca um momento histórico , já que esta também foi a primeira eleição disputada por Lopes.
Inicialmente, em 2024, Altemar tinha como projeto político concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.
No entanto, acabou sendo escolhido pelo próprio Cláudio Ferreira para compor a chapa majoritária como candidato a vice-prefeito, após uma disputa interna dentro do grupo político. Entre os nomes cogitados à época estavam a ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, a médica e hoje vereadora Luciana Abreu Horta, o médico e ex-vereador Hélio Pichioni, entre outros.
Com a posse interina, Altemar Lopes passa a ser o terceiro médico a assumir a Prefeitura de Rondonópolis. O primeiro foi Fausto Faria, que era vice do então prefeito Carlos Bezerra e assumiu o cargo em 1986, após Bezerra renunciar para disputar o governo de Mato Grosso.
O segundo médico a comandar o município foi Alberto Carvalho, eleito prefeito em 1996 em uma disputa acirrada com o empresário Edmilson Paulista Martins, conhecido à época como Edmilson do Lojão do Queima. Alberto governou Rondonópolis entre 1997 e 1998, quando renunciou ao mandato, abrindo espaço para o então vice-prefeito Percival Muniz.





