ALMT apresenta programação comemorativa aos 300 anos de Cuiabá

ALMT apresenta programação comemorativa aos 300 anos de Cuiabá

ALMT apresenta programação comemorativa aos 300 anos de Cuiabá

Cuiabá completou 300 anos nessa segunda-feira (8). A cidade, que nasceu à beira do rio do mesmo nome, está pronta para um desenvolvimento mais acelerado. Para comemorar a data e presentear Cuiabá, a equipe da Assembleia Legislativa preparou diversos produtos e eventos, entre elas uma sessão especial que será presidida por Eduardo Botelho. “Comemoramos os 300 anos de Cuiabá felizes. Como papa-bananas (pessoas nascidas em Nossa Senhora do Livramento, município que compõe a baixada cuiabana, distante 38 quilômetros da capital)  e presidente do Parlamento, tenho tudo a declarar o meu amor por Cuiabá, que faz parte da minha vida, onde cheguei aos 8 anos de idade. Uma cidade que tem a esperança de avançar com a geração de mais emprego e renda, melhor transporte público, mais saúde pública e parques para o lazer da família cuiabana. Uma Cuiabá boa para todos”, disse Eduardo Botelho.

Para iniciar as comemorações, teve início na última sexta-feira (5) a exposição iconográfica “Cuiabá Nosso Patrimônio”, sob uma visão ótica, a mostra é constituída de imagens captadas pelas lentes dos fotógrafos da Assembleia Legislativa. São registros de logradouros, numa mostra do antes e do depois, revelando a Cuiabá antiga e as mudanças que revitalizaram a paisagem da capital.

Na quarta-feira (10), às 11 horas, começa a mostra “Cuiabá e suas origens: 300 anos de história” e a exposição “Casa Cuiabana”, do decorador Hion Carvalho. A primeira permanece até 20 de abril e a segunda, até 12 de abril, ambas no saguão de entrada da ALMT. De amanhã (10) até sexta-feira (12), haverá ainda a feirinha “Gastronomia cuiabana até a oreia”, onde serão vendidos café da manhã, almoço e sobremesa com comidas típicas cuiabanas. “São mostras que valorizam a nossa cultura, nossa terra e nosso povo”, destaca a superintendente do Instituto Memória do Poder Legislativo, Mara Visnadi.

A exposição que começará amanhã é fruto de outro trabalho desenvolvido pelo Instituto Memória -“Cuiabá e suas origens: 300 anos de história”. Nele, é possível acompanhar os tratados – Tordesilhas (1494) e Madri (1750) – que impactaram na história da nossa capital; a passagem dos bandeirantes, que entre os séculos XVI e XVII atuavam na captura de índios e buscavam metais preciosos com a passagem em terras mato-grossenses do “batelão” dos bandeirantes paulistas; e as descobertas da primeira (na antiga região de São Gonçalo Velho, hoje São Gonçalo), segunda (região de Forquilha, hoje Coxipó do Ouro) e terceira (Lavras do Sutil, hoje Prainha) jazidas de ouro mato-grossenses.

A exposição conta ainda com a ata de instalação da Vila do Senhor Bom Jesus de Cuiabá em 1727;  a instalação da sede da capitania de São Paulo; a regulamentação das terras mato-grossenses com trâmites de concessões das sesmarias ; a capitania de Mato-grosso com a definição de Vila Bela como primeira capital mato-grossense; o impasse vivido pelas duas cidades quando o paço ficou em Cuiabá e o governador se instalou em Vila Bela; as criações simultâneas das Juntas Governamentais de Cuiabá (1822, com Dom Luis)  e de Vila Bela  (1822, com José Antônio de Assunção Batista) e a  migração total da capital de Vela Bela para Cuiabá com a definição desta como capital mato-grossense.

Interatividade – Já a Secretaria de Comunicação Social preparou e lançou uma ampla campanha mostrando como a Assembleia Legislativa foi se desenvolvendo e se firmando como instituição pública ao longo da história da capital. “Estamos mostrando como a Casa de Leis está enraizada na cultura da capital”, disse o gerente de marketing da ALMT, Ricardo Sardinha. A campanha tem um VT de 60 segundos para televisão, um spot de um minuto para rádio, anúncios para revista e jornal impresso, papel-cartão para a bandeja do restaurante da Casa, cartaz em formato A3 para os murais dos corredores  e full banner para sites de notícias, um wallpaper para tela dos computadores da Assembleia, além de um material diferenciado para as redes sociais, com um jogo de memória.

Quem acessar o jogo verá imagens das antigas sedes do Parlamento, e se acertar dentro do limite de tempo, vai concorrer a dois pares de ingressos para um espetáculo no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. O jogo já está disponível desde o dia primeiro de abril, em todas as redes sociais e o interessado tem até 30 deste mês para participar. Os ingressos serão de espetáculos que estarão em cartaz no mês de maio. Outra forma de interatividade nestes 300 anos de Cuiabá é através de um avatar  (molduras para fotos de perfil, tanto para o Facebook quanto para o Twitter, onde a pessoa será inserida no conceito da campanha #300anostanamemoria). Basta acessar o facebook/almt ou twitter para entrar na brincadeira histórica.

Sessão especial – Dentro da programação, haverá também uma sessão especial, requerida pelo presidente Eduardo Botelho, no dia 12 de abril, às 13 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. Durante a sessão, que tem parceria com Senado Federal e Câmara Municipal de Cuiabá, será feita a apresentação de um vídeo institucional, produzido pela TVAL, alusivo à data.  A TVAL também produziu uma série de quatro reportagens que resgata a Cuiabá de antigamente mas foca na Cuiabá de hoje. A série, que vai ao ar nos dias 9 a 12 de abril, tem quatro temas: Cuiabá ontem e hoje; imigração e empregos; personalidades e grupos que levam o nome de Cuiabá para fora e Cultura cuiabana: tradição e movimentos recentes.

+ Acessados

Veja Também