Ter a perspectiva de uma carreira profissional em empresa ou no serviço público parece que está deixando de ser o sonho dos jovens brasileiros. Eles estão querendo, cada vez mais, a independência se tornando empreendedores desde cedo. Essa é uma das principais descobertas da pesquisa GEM 2017, do Sebrae/IBQP, que revela o novo perfil do empreendedor no País.
Ela aponta que, no ano passado, a participação de pessoas entre 18 e 34 anos no total de empreendedores em fase inicial cresceu de 50% para 57%. Isso significa que são nada menos que 15,7 milhões de jovens atrás de informações para abrir um negócio ou com uma empresa em atividade no período de até 3 anos e meio. Outro dado interessante é que também aumentou o percentual de pessoas que buscam empreender por oportunidade, saltando de 57% para 59% dos entrevistados.
Diante das dificuldades de um sistema burocrático existente no Brasil, além da falta de apoio aos jovens, é visto como “são necessárias ações de incentivo e fomento para o cidadão ter seu próprio negócio, estudar e se preparar para montar e planejar para que exista uma estrutura adequada e sólida para o crescimento da sua empresa. Entender sobre o planejamento de negócio e a carreira profissional”, disse o empreendedor Almir Batista candidato a vereador por Rondonópolis.
Dentre as ações propostas do candidato são: apoio às soluções que possam colaborar com a sociedade com fomento à Startups (empresa com extremo potencial de crescimento). O incentivo aos espaços de trabalho compartilhado (coworking). Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI). Idealização e articulação com empresas, instituições e entidades para a criação de ‘programas de aceleração’ e suporte ao desenvolvimento de negócios, com sessões de coaching e mentoring, e investimentos para o desenvolvimento e crescimento de startups.
Uma grande atenção que o candidato demonstrou foi principalmente em “apoiar a transformação de ideias em algo ‘concreto’ que podem ajudar a sociedade nos problemas urbanos, sociais, de saúde ou educacionais”. O incentivo ao desenvolvimento econômico é uma de suas defesas em sua candidatura, por meio do “incentivo à criação de ‘Polos Estratégicos de Desenvolvimento Econômico’ em regiões com baixo nível de emprego e grande concentração populacional que apresentam potencial para a implantação de atividades econômicas”.
O candidato afirma que “todo gestor público de qualquer esfera seja municipal, estadual ou federal, devem defender a existência em locais estratégicos de ‘Parque Tecnológico’ com o objetivo de ampliar oportunidades, por meio de incentivo aos usos voltados à produção de conhecimento, e da instalação de complexos empresariais de desenvolvimento econômico e tecnológico”, disse Almir Batista.
Com intuito de falar sobre esse projeto de “Empreendedorismo e Pós-Pandemia”, haverá uma live no dia 4 de outubro às 19h (horário local), com os convidados Thiago Luis Sperança, atual presidente da CDL Rondonópolis e Almir Batista, vice-presidente licenciado da FECOMÉRCIO MT, que será transmitida nas redes sociais do @almirbatistavereador do facebook, youtube. Para receber mais informações e novidades, além de também participar, basta acessar o site www.almirbatistavereador.com.br . Sugestões e propostas, também serão aceitas por outros canais, basta entrar em contato direto com Almir Batista por meio do número +55 (66) 9 9663-0530.





